Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Investimentos da Scania no Brasil

10 de março de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002Quando muitas empresas nacionais e estrangeiras se mostram pessimistas com a economia brasileira, a Scania sueca anuncia a triplicação dos investimentos no Brasil, para produzir caminhões e ônibus que possam ser colocados no exterior.

Foto do Pev-Olov Sverdlund, presidente da Scania na América Latina, na foto constante no artigo do Valor Econômico

A Scania é uma produtora de caminhões e ônibus no Brasil que quase se equivale à Mercedes-Benz, tendo exportado 60% de sua produção em 2015. Tomou a decisão de triplicar seus investimentos no Brasil, visando produzir veículos que possam ser exportados para a Europa, com a mesma tecnologia que emprega na Suécia. Isto ocorre num período em que as empresas nacionais e estrangeiras estão retraídas com os riscos no Brasil, mesmo que as condições atuais tornem suas exportações competitivas.

A fábrica instalada em São Bernardo de Campos, no Estado de São Paulo, visa produzir o motor chamado Euro 6 que atende às exigências da Europa nas emissões de poluentes. Os caminhões produzidos no Brasil chegaram no ano passado à Índia e à Malásia, mostrando que as queixas de muitas empresas estão sendo superadas.

Na realidade, existem dificuldades, mas com as tecnologias que podem ser aplicadas nestes veículos está se conseguindo no Brasil a mesma qualificação que se consegue na Suécia, em condições competitivas para cogitar de sua ampliação para o mercado Europeu.

Quando se trata de um mercado da indústria automobilística globalizada, a demanda local que pode ser melhorada somada, as exportações possíveis mostram condições para produções competitivas, mesmo que alguns componentes tenham que ser importados. O que costuma acontecer é que produtos do mesmo setor acabem sendo colocados em mercados que também os produzem, havendo um intercâmbio de modelos diferentes.


2 Comentários para “Investimentos da Scania no Brasil”

  1. Marcos Ramos de Camargo
    1  escreveu às 21:54 em 11 de março de 2016:

    Que a Scania é uma ótima fabricante de caminhões, ninguém duvida. Mas o Japão tem montadoras como a Hino (Grupo Toyota), a Isuzu, a Mitsubishi Fuso (Grupo Daimler) e a UD Trucks (Grupo Volvo), que poderiam estar investindo no Brasil.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 21:03 em 13 de março de 2016:

    Caro Marcos Ramos de Camargo,

    Obrigado pelo comentário. Acredito que o mercado brasileiro já está ocupado, sendo difícil uma nova iniciativa, mesmo dos japoneses.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: