Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Substituição dos Refrigerantes pelas Frutas e Legumes

7 de março de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Apesar da flagrante obesidade dos norte-americanos, as indústrias de refrigerantes açucarados que estão sofrendo reduções de consumo parecem evitar que a imprensa cuide do assunto. Tanto que a notícia foi divulgada pelo Japan Today com base nos depoimentos dos responsáveis pelas pesquisas em Harvard e Tufts.

Foto que ilustra matéria publicada no Japan Today

As informações foram divulgadas pelos professores de Harvard, Thomas Gaziano, principal autor do relatório elaborado a pedido do American Heart Association, e de Tufts, Dariush Morizaffrian. O que eles recomendam é uma mudança da dieta através da escolha pessoal ou alterações no mercado, que podem ter um profundo efeito sobre a saúde cardiovascular.

Com a redução de 10% nos preços das frutas e vegetais, pode se reduzir estas doenças em 1,2% em cinco anos e 2% em 20 anos. As doenças cardíacas poderiam diminuir em 2,6% e os derrames 4% em duas décadas. Com a redução das bebidas açucaradas, as doenças cardiovasculares poderiam ser reduzidas em 0,1% dentro de cinco anos, com um aumento dos preços em 10%, e de 0,12% em 20 anos. Juntos poderiam impedir 515 mil mortes e reduzir 675 mil ataques cardíacos, derrames e outros eventos similares. Os estudos suportam a redução de impostos e subsídios para melhorar a dieta da sociedade.

Vários Estados e cidades, como Nova Iorque, Filadélfia e San Francisco, bem como tribos de nativos tentaram impor impostos sobre as bebidas açucaradas e foram atendidos com pouco sucesso, mas tem havido algumas exceções. A nação Navajo eliminou os tributos sobre as vendas de frutas e vegetais, aumentando-os sobre refrigerantes e outros junk foods. As tribos de 173 mil pessoas que vivem no Arizona, Novo México e Utah passaram a orientação para uma campanha pelo comportamento saudável. Também no México, a imposição de um pequeno imposto sobre bebidas açucaradas diminuiu as vendas. Nos Estados Unidos, nas últimas duas décadas, estes refrigerantes tiveram suas demandas reduzidas em 25%.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: