Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dificuldades da Agricultura Indiana

5 de abril de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , , | 2 Comentários »

clip_image002Um artigo publicado por Michael Kugelman, especialista israelense sobre a Ásia, e Kozina Knachuwala, da Foreign Affairs, sobre as dificuldades da agricultura indiana são chocantes. Tanto a irregularidade climática como os endividamentos aumentam os suicídios para níveis alarmantes, forçando o governo indiano a um agressivo programa para reverter o quadro.

Agricultor indiano de algodão prejudicado pela seca provocada pelo El Niño em foto publicada num artigo do Foreign Affairs

Segundo o artigo publicado no Foreign Affairs, 40% das famílias indianas dependem da agricultura e 55% dos trabalhadores indianos estão no setor agrícola. Ainda que programas como a rizicultura venham melhorando, e o governo atual esteja comprometendo US$ 16 bilhões do orçamento para dobrar a renda dos agricultores indianos, os níveis dos suicídios estão alarmantes, em decorrência das irregularidades climáticas, como as provocadas pelo El Niño, e pelos endividamentos nas microfinanças com os custos das culturas geneticamente modificadas que são mais elevadas.

O atual governo venceu as eleições prometendo modernizar e urbanizar o país, mas os resultados recentes mostram que precisa reverter o atual quadro na agricultura indiana, uma tarefa difícil. Protestos violentos estão ocorrendo, com os comentaristas indianos denominando-os como “Angústia Agrária”.

Os suicídios na Índia são considerados crimes e os dados oficiais parecem subestimados. Segundo o NCRB – National Crime Records Bureau, mais de 300 mil agricultores tiraram suas vidas entre 1995 a 2014, com aumento de 5% em 2014 sobre o ano anterior, enquanto nos setores não agrícolas os dados se mantêm estáveis.

Os cobradores dos microsistemas de crédito, conhecidos como SKS, são agressivos, suspeitando-se que acabem provocando suicídios. Mas também os endividamentos estão sendo induzidos pelos investimentos em irrigação e técnicas de cultivos complicados aos pequenos produtores, inclusive com usos de sementes transgênicas. As mudanças climáticas também afetam os pequenos produtores e existem outras razões, como as doenças psíquicas, com o uso frequente de pesticidas.

Não se espera que os problemas sejam resolvidos por passes de mágica. O que tem ocorrido com os aperfeiçoamentos das sementes de arroz parecem promissores, mas exigem grandes esforços de pesquisas que não se restringem a um só país.

Como a água é escassa, há que se introduzirem sistemas de gotejamento. Os novos orçamentos devem abranger um conjunto de medidas, dando apoio às agroindústrias que dependem também do setor urbano. Há muitos trabalhos que terão que ser executados.


2 Comentários para “Dificuldades da Agricultura Indiana”

  1. Mauricio
    1  escreveu às 08:15 em 7 de abril de 2016:

    Isso faz pensar como temos vantagens por termos a EMBRAPA um orgulho para o nosso pais

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 21:32 em 7 de abril de 2016:

    Caro Mauricio,

    Precisamos de mais Embrapas.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: