Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Energias Eólicas e Solares Esmagam as Fósseis

6 de abril de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia | Tags: , ,

Um artigo publicado por Tom Randall no site da Bloomberg mostra que os combustíveis fósseis, mesmo com seus preços baixos, não conseguem mais competir com os projetos de energias eólicas e solares.

clip_image002

Gráfico constante do artigo publicado no site da Bloomberg

Mesmo havendo uma tendência para o futuro previsível de queda dos preços do petróleo e do gás natural, os novos projetos de energias eólicas e solares estão indicando que apresentam custos mais baixos, além de serem sustentáveis do ponto de vista ambiental. Mais que eventuais subsídios governamentais, a escala dos projetos está influindo nas quedas dos custos.

Recentes leilões efetuados no México e em Marrocos terminaram com a vitória das propostas das empresas para produzir eletricidade a taxas mais baratas. O gráfico acima mostra que o custo de instalação dos projetos solares continua em queda e a quantidade dos mesmos está aumentando, segundo dados da Bloomberg.

Os avanços obtidos no desenvolvimento de baterias mais eficientes para armazenagem das energias não utilizadas quando da sua geração estão ajudando neste processo. Além das que utilizam lítio, novas formas estão sendo descobertas.

Os investimentos que estão sendo efetuados na geração de energias com fontes fósseis se encontram em declínio, inclusive do carvão mineral, considerado como dos mais poluentes. As plataformas sobre o mar já acusam decréscimos, pela primeira vez desde 1940.

Muitas empresas que ainda utilizam fontes fosseis se encontram em dificuldades financeiras, algumas caminhando para insolvências, notadamente as que se aventuraram na produção a partir do xisto. Como os interesses existentes nas grandes empresas de petróleo são imensos, muitas tentativas continuam sendo efetuadas para a preservação das mesmas, mas os dados do mercado parecem inexoráveis.

Países como o Brasil, que contam com intensas disponibilidades de fontes solares como eólicas, poderiam definir planos de longo prazo para continuar com energias a custos competitivos, que possam beneficiar a população e as atividades econômicas, e reverter as atuais tendências preocupantes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: