Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mapa do Século XVII dos Japoneses Vendo o Mundo

29 de abril de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Os japoneses expressavam por mapas e ilustrações como viam o mundo no século XVII, pelos documentos encontrados pelo Museu de Hiroshima.

clip_image001

Foto do mapa do século XVII como os japoneses viam o mundo

clip_image002

Alguns dos desenhos de como os japoneses viam os estrangeiros no século XVII

O Museu de Hiroshima anunciou a descoberta de um mapa intitulado Diagrama Coletivo do Mundo e o Diagrama das Pessoas no Mundo, em dois maços de xilogravura medindo 134,5 centímetros de altura e 57,6 centímetros de largura cada uma, provavelmente produzidas em Nagasaki em 1645.

Grupos de homens e mulheres representam 40 culturas com roupas tradicionais, como os chineses, coreanos, ingleses, russos e filipinos.

Os japoneses ficaram surpresos com a preservação destas impressões até hoje. São pares de mapas e ilustrações e estarão sendo expostos no Museu de História de Hiroshima entre 14 de outubro e 27 de setembro próximos.

Na realidade, no Japão se dispõe de mapas elaborados por chineses sobre as Américas muito antes delas serem “descobertas” por Cristovão Colombo, mostrando que os europeus certamente sabiam que navegando para oeste encontrariam terras, antes de chegarem à Ásia de volta. Tudo indica que já sabiam que a Terra era um globo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: