Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Queijos Brasileiros

21 de abril de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002Muitos apreciadores brasileiros de queijos franceses ficam impressionados com a melhoria da qualidade dos produtos nacionais, procedentes de diversas regiões e utilizando leites de muitos tipos.

Foto de Fernando de Oliveira, um dos pioneiros no estímulo da produção de queijos no Brasil, constante do artigo publicado na seção Paladar do jornal O Estado de S.Paulo.

O artigo publicado na seção Paladar do jornal O Estado de S.Paulo informa sobre a iniciativa neste fim de semana mais longo, onde, além da degustação dos queijos, vai se promover o intercâmbio entre os produtores jovens, visando o aperfeiçoamento possível. A Vila Madalena tem sido o bairro onde estes queijos estão mais disponíveis, com destaque à loja A Queijaria, de Fernando de Oliveira.

As primeiras safras procuravam imitar as francesas, ainda que já existissem produções brasileiras, como a da região mineira de Serra da Canastra. A qualidade conseguida com a utilização de leites de cabras, de vaca, de búfala e de ovelha é impressionante, ainda que muito diferenciadas das europeias, pelos fungos e pelos tipos de fermentação e envelhecimento.

O artigo informa que haverá uma degustação na região dos Jardins, para intercâmbio dos filhos dos produtores. Uma visita será promovida para Serra Negra, e será realizada uma festa para coroar o evento, que se repete pelo terceiro ano, com produtos provenientes de diversas regiões brasileiras, do Nordeste, do Sul e do Centro-Oeste.

São iniciativas imperdíveis para os que estimulam produções de alimentos de qualidade no Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: