Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Trem Chinês Usando Hidrogênio

28 de abril de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Há muitos projetos de uso de hidrogênio para mover carros, mas este trem chinês usando hidrogênio parece uma tentativa inovadora.

clip_image001

Foto constante de um artigo publicado no China Daily mostrando um trem hibrido movido a hidrogênio

Tudo indica que os chineses são ousados em matéria de meios de transporte de massas. Quando visitei a Expo Shanghai 2010, do aeroporto para a cidade, utilizei pela primeira vez o trem de alta velocidade que, utilizando a tecnologia alemã, levitava sobre os trilhos desenvolvendo uma assustadora velocidade, sem a menor trepidação. O transporte interno da Expo Shanghai era efetuado por ônibus elétricos que eram alimentados quando estavam nas paradas, sem fios elétricos para tanto, ou seja, por meio de wireless.

No passado, na década dos 1930, quando a China estava em guerra contra os japoneses, o inglês Joseph Needham, da Universidade de Cambridge, utilizou um veículo movido a álcool para percorrer grandes distâncias no interior daquele país.

Agora o China Daily publica uma matéria mostrando que a Tangshan Railway Vehicle já conta com um protótipo de trem movido a hidrogênio. Conhece-se muitos projetos no mundo de automóveis movidos com este revolucionário combustível limpo, mas parece que os chineses são pioneiros no uso em trens.

A informação é que estes trens são híbridos, não ficando claro com qual outra fonte de energia, mas que já chegam à velocidade de 70 quilômetros por hora, não sendo poluentes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: