Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Criação Urbana de Abelhas em São Paulo

31 de maio de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

clip_image002Um hábito que já vem sendo difundido em diversos países já conta em São Paulo com adeptos, ou seja, a criação de abelhas nas cidades, com variadas finalidades. O artigo no site da Folha de S.Paulo concentra-se no objetivo de preservar as variedades de abelhas existentes no Brasil, ainda que outros objetivos também possam ser atingidos, como a polinização das flores e a produção de mel.

O artigo elaborado por Bruno B. Soraggi e publicado no site da Folha de S.Paulo refere-se a alguns criadores de abelhas sem ferrão que atuam na capital paulista com o objetivo principal de preservar as espécies no Brasil, alguns em risco de extinção. Muitos criadores já agem há diversos anos e estão associados ao grupo SOS Resgate de Abelhas Sem Ferrão, estimulando outros a informarem as abelhas que aparecem, fotografando-as para a identificação.

Acabam também contando com a produção de mel e contribuindo para a polinização das plantas para aumentarem a sua produtividade, tanto de flores como de eventuais frutos, como já existem até em Paris. Na realidade, as flores cultivadas domesticamente acabam sendo beneficiadas propiciando a produção de mel de origem em variadas flores.

Gerson Luiz Pinheiro, 54 anos, mantém 39 enxames de 13 espécies, todas sem ferrão, não apresentando os riscos de picarem as pessoas. Há que se tomar algum cuidado, pois existem pessoas alérgicas a picadas que acabam até falecendo em consequência delas. No passado, visando o aumento da produção de mel, as abelhas africanas estavam sendo adaptadas para o Brasil, quando ocorreu a sua fuga, apresentando o risco de picadas com os cruzamentos com as brasileiras.

Ele e outros estimulam outros a se tornarem “guardiões” destas abelhas, pedindo para enviarem fotos dos que são encontradas nas residências para a sua identificação. Quando localizadas existe um trabalho para poderem ser preservadas, permitindo as polinizações das plantas como produção de mel. Muita espécie encontra-se em extinção em decorrência de uso intenso dos agrotóxicos, nas regiões naturais de sua manutenção.

clip_image004

Outra foto de uma abelha sem ferrão, provocando a polinização, constante do artigo publicado na Folha de S.Paulo



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: