Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Onda de Robotização no Sudeste Asiático

25 de maio de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image001O Nikkei Asian Review informa que está havendo uma onda de robotização no Sudeste Asiático, aumentando a produtividade de suas indústrias.

Ilustração de um artigo publicado no Nikkei Asian Review

Alguns países do Sudeste Asiático, por influência da China, estão registrando aumento dos salários reais, o que poderia tornar seus produtos menos competitivos no mercado internacional. Está havendo uma onda de robotização que, além de conter os salários, também provoca aumento da produtividade de suas indústrias, ampliando a concorrência de produtos industriais no mercado mundial.

Empresas alemãs e japonesas estão se instalando no Sudeste Asiático para atender as demandas locais. Com a associação da robótica com os sistemas de produção, estão alcançando produtividades mais elevadas. Também há aumento dos custos trabalhistas com as assistências assim como as previdenciárias.

Estas empresas estrangeiras fornecem também assistência técnica para melhor aproveitamento da robótica, ajudando no aumento da produtividade das empresas.

Ainda que medidas semelhantes sejam necessárias no Brasil para manter a sua competitividade internacional, o atual nível de desemprego, até com a redução de alguns custos trabalhistas, não estimula estas modernizações. Isto dificulta o aumento da produtividade destas empresas instaladas no Brasil, visando a competição no mercado internacional.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: