Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Preço do Milho e da Soja e seus Efeitos

31 de maio de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Os brasileiros estão sendo informados que as irregularidades climáticas, como as secas que afetaram algumas regiões de forma dramática e chuvas intensas e concentradas provocando inundações, podem ser atribuídas, em parte, ao El Niño e La Niña, causando pressões inflacionárias. A chamada safrinha, por outro lado, pode ajudar a economia brasileira a recuperar parte do seu crescimento.

clip_image002clip_image004

Secas e inundações neste ano no Brasil parcialmente provocadas pelo El Niño e La Niña

As irregularidades climáticas que vêm ocorrendo no Brasil, como em muitas outras partes do mundo, parcialmente atribuível aos fenômenos mundiais conhecidos como El Niño e La Niña, estão provocando quedas das produções de cereais como o milho e a soja, elevando seus preços e estimulando a inflação. Atribui-se o aumento das dificuldades destes fenômenos conhecidos há séculos ao aquecimento global provocado mais recentemente pela ação humana.

Os prejuízos destas irregularidades não se resumem somente nos seus efeitos econômicos. Vidas são sacrificadas, prejuízos dos atingidos que não podem ser indenizados bem como patrimônios públicos danificados em infraestrutura são significativos. Os jornais recentes ressaltam os efeitos inflacionários provocados pelos aumentos substanciais das cotações internacionais do milho e da soja. A economia brasileira procura aproveitar a chamada safrinha que está sendo plantada junto com as colheitas normais, e devem proporcionar produções adicionais ainda neste ano, mesmo que alguns produtores individuais possam ser prejudicados por estas irregularidades climáticas, agora como efeito da La Niña.

Esta safrinha é uma grande oportunidade para ajudar a economia brasileira num prazo relativamente curto e os créditos necessários devem ser disponibilizados. Além de abastecer internamente, parte pode voltar-se para as exportações, ajudando a criar o emprego necessário.

Mesmo dentro da contenção geral que deve se procurar, seria interessante as autoridades monetárias saberem distinguir os que podem provocar efeitos imediatos, não somente na redução da pressão inflacionária como aumento da produção e da geração de divisas indispensáveis para o país.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: