Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Refrigérios Musicais no Tumulto Universal

9 de maio de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002É possível que as músicas de qualidade, clássica como populares, sejam utilizadas por muitos como uma fuga para se preservarem mentalmente são no atual tumulto político e econômico que predomina no mundo.

Canal de televiação Arte 1, concorrendo com a TV Cultura na apresentação de bons programas de música clássica

Para preservar a saúde mental, mesmo os que são obrigados a acompanhar os acontecimentos políticos e econômicos no mundo, muitos encontram refrigérios nos canais televisivos que cuidam de arte, que estão apresentando alguns programas de alto nível elaborados na Europa, que informam sobre as obras de compositores clássicos como Ludwiq van Beethoven ou Frédéric Chopin. Isto também é acessível na OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, que se apresenta regularmente na Sala São Paulo, sendo que alguns apresentados ao público mais amplo pela TV Cultura.

clip_image004

Sala São Paulo, também utilizada pela OSUSP da Universidade de São Paulo

Os paulistanos contam ainda com alternativas interessantes na Cultura Artística e Mozarteum Brasileiro, que vêm apresentando grandes músicos de países desenvolvidos. Tanto os consagrados como os que apresentam elevada qualidade devem estar nos lugares de destaque nos próximos anos. A crise econômica mundial propicia oportunidades para eles se apresentarem em São Paulo. Mas ainda estes programas atingem a elite da sociedade local, sendo que só podem ser popularizados pela televisão.

Na música popular brasileira, o compositor e cantor Milton Nascimento recebeu da Berklee University dos Estados Unidos, a instituição mais considerada naquele país em música, o título de Doctor Honoris Causa, reconhecendo o elevado nível de sua contribuição para a música popular mundial, acontecimento pouco divulgado no Brasil.

clip_image005

Milton Nascimento, todo orgulhoso com inteira justiça, exibe seu diploma de Doutor Honoris Causa da Berklee University. Foto: Reprodução Facebook

Parece que os momentos mais difíceis são apresentados como desafios para a criatividade dos artistas, tanto no exterior como no Brasil. Quando o regime autoritário brasileiro coibia com suas absurdas censuras, muitos trabalhos de compositores brasileiros apareceram com suas melhores produções, superando os obstáculos existentes. Também na música clássica, nos períodos de grandes mudanças na Europa parece que as criatividades dos compositores superaram as tendências conservadoras, e mesmo obstáculos criados no início do século XX, como na Rússia, permitiram que muitos autores superassem as restrições.

As competições dos canais privados com os culturais do governo, como a TV Cultura, também parecem dar acesso a programas culturais provenientes do exterior, enquanto ainda não se conseguem produções locais profundas e de qualidade, que ainda parecem envolvidas nas superficialidades que propiciam uma falsa audiência.

Ainda que o monopólio privado, mais nocivo que o público, pareça estar em decadência, as alternativas de cunho religioso criam dificuldades, que todos esperam sejam superadas por novas ondas de criatividade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: