Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Cristianismo no Japão em Tempos Históricos

6 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Como é sabido, houve períodos onde o cristianismo no Japão foram coibidos pela crença de que se tratava da vanguarda para sua dominação política, mas novos dados estão sendo divulgados sobre estas épocas.

Escavações arqueológicas revelam ossos de um religioso italiano no Japão

Um artigo publicado por Harumi Ozawa no Japan Today informa sobre o achado de ossos de um religioso italiano em escavações arqueológicas, sendo quase certo de pertencer a Giovanni Battista Sidotti que se apossou de uma pequena ilha em 1708, já no período no qual Japão era hostil aos cristãos.

Ele entrou no Japão disfarçado de samurai, com quimono e um topete, apossando-se de uma pequena ilha. Foi capturado pelas autoridades japonesas da época e jogado numa prisão onde a tortura era uma rotina, inclusive para convertidos japoneses. Uma pesquisa de arqueólogos japoneses depois de 300 anos, com exame de DNA, confirma que se trata de ossos de um estrangeiro, possivelmente do padre Sidotti.

Ele tinha ajudado os japoneses a conhecerem sobre o mundo ocidental, quando o Japão ainda estava isolado. Mas caiu em desgraça por não renegar a sua fé. Três conjuntos de ossos foram localizados numa escavação, onde hoje existe o Kirishitan Yashiki, ou Mansão Cristã, da qual restou somente um marco daquela época.

Os registros históricos japoneses informam que apenas dois missionários da Itália estiveram na região, o Sidotti e Giuseppe Chiara, sendo que o último inspirou uma novela do autor japonês Shinsaku Endo, “O Silêncio”, que está sendo transformado num filme por Martin Scorsese. Chiara foi cremado, o que leva a suposição de que os ossos sejam de Sidotti.

Os ossos estão dispostos como nos enterros ocidentais, pois os japoneses eram sepultados como se estivessem sentados, o que denotaria um respeito aos costumes do religioso, inclusive por ter sido usado um caixão um tanto luxuoso. Também que estivesse nesta ilha é uma informação que não era corrente no Japão.

Também foi noticiado no Japão a existência de retratos de japoneses que visitaram os Estados Unidos nesta época de restrição aos contatos com o exterior. Eles serão exibidos para os norte-americanos, mostrando que também japoneses burlaram estas restrições decorrentes do receio do cristianismo como forma de promover o colonialismo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: