Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Culinária Popular no Japão

20 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

Nos períodos de crise econômica no mundo, tendem a aumentar os alimentos mesmo saudáveis e industrializados com base no curry, de fácil preparo, que originário da Índia é popular na Ásia, notadamente no Japão.

image

O curry originário da Índia tornou-se popular na Ásia, notadamente no Japão, numa ilustração no Yomiuri Shimbun, nas suas versões saudáveis

Todos sabem que os indianos contam com muitas variedades de especiarias que combinadas acabam recebendo o nome de curry de baixo custo e consumido com o arroz. Entre os asiáticos, notadamente os japoneses, acaba sendo o alimento mais popular que tende a se espalhar pelo mundo, notadamente nos períodos de crise econômica, ainda que se tenha preocupações com a saúde.

As atuais versões já vêm preparadas, bastando acrescentar água, facilitando o trabalho das donas de casa que estão também trabalhando em empregos, muitos temporários. Ocorrem reduções de sal e alguns incluem vegetais. No Brasil, já existem restaurantes especializados em arroz com curry, frequentados por pessoas que tiveram experiências no Japão, principalmente, e seus custos costumam ser baixos.

image

O arroz com curry normalmente inclui carnes e picles e é servido nos restaurantes populares

Existem muitas variações deste tipo de prato, sendo muito comum serem acompanhados por uma milanesa de porco, e costumam ter preços módicos, para refeições rápidas como almoços. Podem ser mais apimentadas ou suaves, de acordo com a preferência dos clientes.

Na versão preparada para o consumo caseiro, existem também muitas variedades até com baixa caloria, incluindo carnes variadas e alguns tipos de legumes ou verduras. Mesmo com preços modestos, podem atender às necessidades de mais de uma pessoa. A matéria elaborada por Shunji Osato e publicada no Yomiuri Shimbun mostra muitos produtores preocupados com a saúde dos consumidores, com pouco sal e baixa caloria.

Grandes e tradicionais empresas produtoras de alimentos também fornecem estes produtos no mercado, que não se resume somente ao Japão. Uma pesquisa efetuada por uma empresa especializada informa que 37% das famílias japonesas responderam que costumam usar estes produtos duas ou três vezes por mês. Somente 25% o fazem nos restaurantes, mostrando que o consumo doméstico é elevado.

No Brasil, este consumo ainda está concentrado entre os asiáticos, mas, com a procura de alimentos baratos com a atual crise, há uma elevada possibilidade do aumento do seu consumo, notadamente porque apresenta uma ampla variedade de diferentes produtos para atender as preferências de paladar dos consumidores.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: