Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dificuldade Para Compreensão da Política Perseguida

2 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Mesmo para analistas experientes da economia e política brasileira, e admitindo que a prioridade do governo interino de Michel Temer seja a demonstração de conseguir o apoio do Congresso Nacional e do Judiciário, fica difícil compreender a coerência das contenções das despesas dos custeios do governo com os aumentos das remunerações dos funcionários públicos (Presidente interino Michel Temer dá posse aos principais presidentes das estatais brasileiras).

Ainda que o presidente interino Michel Temer tenha nomeado um Ministério considerado parlamentarista para conseguir o apoio do Congresso Nacional, ele vem preenchendo o segundo escalão estratégico para a política econômica com personalidades experientes na administração pública, munidos de conhecimentos técnicos competentes, como presidentes das principais estatais. De outro lado, para conseguir o apoio do Judiciário, aprovou na Câmara dos Deputados um substancial aumento dos funcionários públicos, que ampliam de forma significativa os custeios da administração pública.

Mesmo para os analistas experientes na economia e na política brasileira, fica difícil entender como a opinião pública vai receber a política de contenção das despesas de custeio da máquina administrativa com estes aumentos dos funcionários públicos.

Já há alguns anos, a população vem se concentrando nos concursos públicos para admissão na máquina administrativa oficial, dada às vantagens comparadas às do setor privado, salvo honrosas exceções. Há alegações de que a Receita Federal vem perdendo parte dos seus quadros, pois muitos estão realizando concursos para o Legislativo ou Judiciário que já proporcionariam remunerações mais elevadas.

Se estiver se perseguindo uma redução do déficit público, ao mesmo tempo em que as despesas salariais sejam contidas nos limites dos recursos disponíveis, fica difícil entender o porquê da exceção concedida ao setor publico, quando existe um razoável consenso de que haveria necessidade de enxugar os custos da máquina administrativa pública. Esta falta de compreensão dos sacrifícios que estariam sendo feitos pode comprometer todo o programa, que tem pouco tempo para comprovar que pode alcançar uma tendência para o equilíbrio da economia brasileira, mesmo entendendo que há necessidade de colaboração do Judiciário e do Legislativo para o programa do governo interino.

Todos estão torcendo pelo sucesso do governo interino de Michel Temer, pois o seu fracasso pode conduzir o Brasil para uma situação de extrema dificuldade. A comunicação social sempre é entendida como de vital importância, mas a repetição de mudanças e as primeiras manifestações públicas de insatisfação demonstram que os resultados desejados ainda não estão sendo alcançados, apesar de torcida de parte da imprensa.

Ninguém ganha com o insucesso do atual governo. Se eventuais críticas são apresentadas, elas decorrem do desejo de que os aperfeiçoamentos indispensáveis sejam adotados rapidamente, entendendo que no governo sempre se faz o que é possível, que nem sempre seria o desejável.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: