Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Geriatria Saudável no Japão

6 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

clip_image002Os japoneses estão entre os que alcançam a idade avançada com o gozo de boa saúde, pois se preparam para isso.

Shigemi Hirata obteve o diploma de Belas Artes na Universidade de Kyoto, com 96 anos, conseguindo o recorde da Guiness, na foto publicada no site de O Globo

Como Shigemi Hirata, que bateu o recorde por obter o diploma universitário em Belas Artes aos 96 anos, como ceramista, na famosa Universidade de Arte de Kyoto, muitos japoneses com idade avançada estão vivendo de forma sadia. A notícia informa que Mieko Nagaoka, com 100 anos, foi a primeira centenária que nadou 1.500 metros, depois de 20 anos de prática deste esporte.

Tenho pessoalmente amigos com 90 anos que competem em torneios internacionais de natação e estão se preparando para viver até 100 anos, como muitos japoneses saudáveis. Isto está se tornando usual naquele país e estes esportes são considerados adequados para os idosos.

Tudo isto exige paciência, pois Hirata dedicou 11 anos ao estudo da cerâmica, que certamente é acompanhado pela sua prática, havendo também no Brasil cursos especializados para idosos, mesmo não se comparando com a idade dos japoneses.

Como em todo o mundo as expectativas de vida estão se prolongando, há que se descobrir formas pelas quais estes idosos mantenham suas capacidades, começando pela saúde mental e caminhando para a física. Existem atividades que são mais recomendadas para os idosos, mas os desafios estão se ampliando para setores antes não cogitados.

Para quem preocupa-se com os idosos, e também no Brasil estão se multiplicando instituições que cuidam deles, há que se descobrir atividades até simples para ajudar a mantê-los saudáveis, o que acaba reduzindo os custos. Existem muitas coisas já praticadas no exterior que podem ser facilmente adaptadas para as condições brasileiras, mais difíceis de implementar, pois os japoneses já possuem uma consciência maior destes problemas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: