Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Intensas Pesquisas nas Tecnologias para a Agricultura

12 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Agricultura, Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

Mesmo com a impressão que as atividades rurais sempre foram consideradas secundárias nas pesquisas científicas de todo o mundo, o fato concreto é que elas vêm permitindo uma das atividades mais importantes para a humanidade que é a alimentação, com uma contínua melhoria de sua produtividade. Houve períodos, como de Thomas Malthus, quando se acreditava que a população não poderia continuar crescendo, diante da possibilidade da falta de alimentos, teoria hoje totalmente desmentida.

clip_image002

As pesquisas transformando as produções agrícolas semelhantes às produções industriais. Foto publicada na matéria do The Economist

A revista de leitura internacional, The Economist, dedica um amplo espaço para o assunto, publicando uma longa matéria sobre as pesquisas efetuadas que criam a perspectivas de que a agricultura e atividades correlatas continuem a ter uma tendência animadora, não só atendendo às necessidades de alimentação de todo o mundo como melhoram a qualidade do que se consome.

Nos artigos normais daquela revista, cuida-se do panorama geral, informando que mais de 10 bilhões de habitantes futuros do mundo poderão ser alimentados, mostrando produtos que antes não mereciam muita atenção, como a mandioca, já estão na alça de mira dos produtores, utilizando tecnologias que estão sendo pesquisadas. Envolvem empresários e trabalhadores destas atividades que acabam se expandindo pelo que se conhece como agronegócios.

Mesmo com a redução de empregados voltados para o setor, a produtividade vem aumentando sensivelmente, o suficiente para acabar com a fome no mundo, que hoje está restrita a poucos países. Neste artigo que está sendo postado, vamos cuidar somente deste tópico, para em outro cuidar especificamente das pesquisas que estão sendo efetuadas.

clip_image004

Foto de produção de mandioca em grande escala constante do artigo no The Economist

Em 2050, estima-se que a população mundial, mesmo com a redução da natalidade, chegue a mais de 10 bilhões de habitantes, e todos deverão estar devidamente alimentados. Isto é possível porque técnicas de produtores de países desenvolvidos e outros de emergentes como o Brasil, que vem se destacando na área, estão permitindo o aumento de grandes produções de cereais para atender a demanda mundial. Também as produções de açúcar e do etanol estão em sensível ampliação, tanto para alimentações quanto geração de energias limpas e renováveis.

Mas ainda existem países onde o aumento da produtividade não é expressivo, como em países africanos que também têm possibilidades de aumentos significativos de produção. A FAO vem se dedicando para reduzir esta defasagem, com grandes esforços para a divulgação do que pode ser feito sem muita dificuldade, como quando a revolução verde permitiu que países emergentes como o Brasil passassem a aumentar a sua produção.

Os aumentos foram registrados no passado recente e as tendências demonstram que ela deve continuar. Acontece que a atividade agrícola está cada vez mais parecendo com a praticada nas fábricas. Muitos alimentos não apresentam mais diferenças com os produtos industriais, havendo preocupações com a redução dos insumos, tecnologias para produções eficientes e elevada apreensão com a rentabilidade destas atividades, onde também estão presentes as relacionadas com a sustentabilidade do meio ambiente, onde a água desempenha um papel importante,

A agricultura inteligente caminha também para a agroindústria e agronegócios, não se restringindo à produção, como a adição de valor e sua adequada comercialização. As sementes, fertilizantes, defensivos acabam sendo mais importantes, bem como todos os equipamentos utilizados, preocupando-se com a constante melhoria dos solos.

A genética ganhou importância na agricultura, não somente para o aumento da produtividade como da diversificação dos produtos oferecidos, pois se registra também um aumento dos tipos de alimentos consumidos no mundo. As técnicas dos sistemas de produção também se aperfeiçoam, passando das extensivas para as mais intensivas, com reduções dos custos.

São avanços que estão desmentindo os pessimistas e, mesmo com todas as dificuldades que se multiplicam no mundo, permitem aos mais otimistas aumentarem suas esperanças por dias melhores.


2 Comentários para “Intensas Pesquisas nas Tecnologias para a Agricultura”

  1. JOÃO BAPTISTA GOULART LOPES DE ALMEIDA _
    1  escreveu às 18:19 em 13 de junho de 2016:

    Como vai Sr Paulo? Quanto ao meu pessimismo em relação ao futuro,não se baseia na produção de alimentos,mas na falta de vontade política de tornar o mundo melhor. Na diminuição da ganância pelas elites e por um mundo sem armas de destruição em massa,só assim teremos PAZ. Abraço João Baptista

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 22:37 em 16 de junho de 2016:

    Caro João Baptista,

    V. tem razão, o problema é da vontade política, e precisamos de educação para tanto.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: