Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Novo Canal do Panamá

27 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Ampliação retificada e paralela ao antigo canal facilita e amplia a ligação do Atlântico com o Pacifico, facilitando o transporte vital para o mundo. Antes da construção do canal era preciso cruzar pelo extremo da América do Sul, para se chegar da Costa Leste ao Oeste dos Estados Unidos.

image

Traçado ampliado permite aumentar significativamente o transporte entre o Pacífico e o Atlântico, utilizando um lago existente no Panamá

O Canal do Panamá tem uma importância fundamental para permitir o transporte entre o Atlântico e o Pacífico e sua ampliação foi discutida com alternativas de traçado para se chegar a que foi inaugurada neste fim de semana, construindo em paralelo ao já existente. A inauguração neste fim de semana ocorreu com uma embarcação que transporta 14 mil contêineres, o triplo da capacidade atual, segundo o artigo publicado no site de O Globo. O canal facilita também o transporte entre a Europa e a Ásia, encurtando a distância necessária, entre as principais regiões do mundo.

image

Mapa simplificado que mostra a economia de 60% provocada pelo Canal do Panamá na ligação entre Nova Iorque e San Francisco

Obra de grande envergadura provocou escândalos com dirigentes panamenhos, tendo se discutido a participação de um grupo japonês. Acabou-se optando por um traçado paralelo que aproveita parte do que já estava sendo utilizado, ajustando-se às necessidades atuais de navios de grande porte. A inauguração ocorre num período de incertezas com relação à ampliação do comércio internacional no futuro próximo.

image

Todas as alternativas aproveitavam o lago existente no Panamá, exigindo subidas e descidas utilizando eclusas

Somente o acesso ao canal do Atlântico sofreu maiores aperfeiçoamentos, pois para o Pacífico sempre foi mais tranquilo. Mesmo assim, o conjunto não deixa de ser ousado.

image

Parte da maquete do novo Canal, com as diversas eclusas para a subida até o lago

Algumas embarcações possuem quase a largura do canal, exigindo que operadores hábeis acompanhem a sua passagem. Também o Brasil deve ser beneficiado nas suas cargas voltadas para a Costa Oeste dos Estados Unidos e até os que se dirigem para a Ásia, que no momento estavam limitadas as embarcações de cerca de 70 mil TDW, quando os maiores chegam hoje a 400 mil TDW.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: