Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Os Estádios de Futebol Pelo Mundo

20 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002As corrupções que dominaram a FIFA e a CBF causaram ao Brasil pesados prejuízos com a falta de planejamento dos estádios que foram construídos, onde não existe uma demanda e ainda não foram equacionados em seus custeios. Nos Estados Unidos, o futebol está em ascensão e na Europa os grandes estádios contam com enormes públicos.

Estádios lotados nos Estados Unidos na Copa América do Centenário

Quando na Copa do Mundo realizado no Brasil construíram-se estádios suntuosos sem a mínima viabilidade econômica, como em Manaus e Cuiabá, observa-se no mundo a escolha de estádios que apresentam possibilidades de aproveitamentos futuros, como acontece nos Estados Unidos com a Copa América do Centenário, aumentando o seu interesse com o futebol, como na Eurocopa 2016 em disputa na França.

clip_image004

Stade de France, onde ocorreu a abertura e será efetuado o encerramento da Eurocopa 2016

Como estas obras são custosas, pelos novos estádios construídos como os que estão sendo adaptados com aperfeiçoamentos, só se justificam se contarem com o futuro aproveitamento, gerando receitas que permitam o seu investimento. Países de grandes dimensões populacionais, como a China e os Estados Unidos, estão aumentando o interesse sobre o futebol, que exige a metade de todos os recursos alocados para todos os esportes, principalmente os profissionais, que, além de atraírem públicos para os jogos, ganham grande espaço no mundo pelas transmissões pela televisão. Até a Índia, onde não havia tradição do futebol, estão em andamento providências para a sua expansão.

Antes mesmo da Copa do Mundo no Brasil, havia sinais de que o futebol brasileiro já não ocupava uma posição de destaque no mundo, mesmo com jogadores atuando em todas as partes do Planeta. São os dirigentes nacionais e dos clubes que agem de forma duvidosa, comprometendo o esporte que mais empolga os brasileiros, frustrados com todas as mazelas.

Com um mínimo de profissionalismo neste esporte que atrai tantos interesses no mundo, há condições para a sua recuperação que precisa começar pela sua base. Os países que estão avançando neste esporte começam pelas escolas onde começa a ser praticado, somando-se aos talentos descobertos até nos locais mais modestos.

A população brasileira, com uma miscigenação racial que proporciona uma grande criatividade, tem todas as condições para voltar a contar com um futebol de alta qualidade, mas precisa também absorver as técnicas desenvolvidas em outros países. É preciso encarar o futebol como um grande negócio que proporciona elevados retornos, permitindo ao Brasil ser mais facilmente conhecido no resto do mundo.

Alguns esboços de maior racionalidade já começam a se manifestar. É necessário associar toda a emoção e o entusiasmo dos brasileiros com este esporte a um mínimo de profissionalismo, que já impera em muitos países. Falta pouco a ser feito para os brasileiros voltarem a ter alegria com este esporte.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: