Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Reedição do Precioso Livro de Jean Baptiste Debret

23 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002Quando ainda não existia a fotografia, a pintura era a forma da imagem ser deixada para a história sobre o Brasil Imperial, o que foi feito de forma magistral por Jean Baptiste Debret. Depois de sua apresentação em janeiro de 2015 no Itaú Cultural, o livro deste pintor francês ganha uma nova edição da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Informa-se que estão contidos alguns textos deste notável pintor. (Uma das muitas litografias de Debret sobre a vida no Rio de Janeiro no começo do Brasil Império, publicada no artigo da Folha de S.Paulo).

Uma longa matéria publicada na Folha de S.Paulo informa sobre a reedição do livro de Jean Baptiste Debret, “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”, editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, enriquecido com alguns textos de comentários feitos pelo pintor. O público brasileiro já teve a oportunidade de conhecer a versão anterior no Itaú Cultural em janeiro de 2015, mas a nova edição é certamente digna de enriquecer qualquer biblioteca.

O Brasil teve a felicidade de contar com artistas europeus que estiveram no país e, diferente dos outros, Debret fixou-se no Rio de Janeiro, onde retratou figuras populares bem como a sagração de D. Pedro I. Outros, como Frans Post, acompanharam Mauricio de Nassau no Nordeste do país. Von Spix e Von Martius seguiram D.João VI e Rugiedas, na mesma época de Debret, interessou-se pelo interior brasileiro, como já descrevemos neste site em janeiro de 2015. Todos deixaram uma documentação preciosa para se conhecer o Brasil daqueles períodos.

Além desta nova edição de Debret permitir figuras que nem sempre são conhecidas, os seus textos de comentários traduzidos por Sérgio Millet certamente permitem uma melhor avaliação das suas pinturas e gravuras, enriquecendo o que se pode conhecer sobre o Brasil do século XIX. Ao lado das figuras humanas, notadamente de escravos e índios, também algumas plantas e flores podem ser conhecidas, das que existiam no Rio de Janeiro. Para os europeus, deveria ser uma descoberta ampla do Novo Mundo. Para nós, brasileiros, um pouco de conhecimento sobre o nosso passado.

Vamos aguardar ansiosamente que a nova edição esteja no mercado, informando-se que este volume de 652 páginas custará R$ 250, o que é modesto para um livro de arte.

Na Folha de S.Paulo, a matéria está assinada por Silas Marti, havendo também um comentário adicional de Daniel Buarque.


2 Comentários para “Reedição do Precioso Livro de Jean Baptiste Debret”

  1. antonio claudio branco vasques
    1  escreveu às 11:03 em 27 de junho de 2016:

    Desejo adquirir o livro do Debret.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 16:11 em 27 de junho de 2016:

    Caro Antônio Claudio Branco,

    Eu já o vi na livraria da OSESP, mas acho que V. vai encontra-lo nas principais de São Paulo, pelo mesmo preço oficial.
    É um tanto volumoso.
    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: