Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Ressaltando Conhecimentos de Boas Práticas Agrícolas

9 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

A FAO criou o GIAHS – Globally Important Agricultural Heritage Systems para ressaltar os conhecimentos que são as bases da segurança alimentar, elevado nível da biodiversidade agrícola e biológica, bem como a acumulação de conhecimentos específicos de boas práticas agrícolas. Todos os recursos estão envolvidos em restrições ecológicas que criam notáveis cenários existentes em muitas culturas e devem ser divulgadas para todos.

clip_image002

Projetos de criação de oásis no Marrocos

Marrocos é país africano que conta com muitas áreas desérticas, mas foi capaz de criar muitos oásis nas proximidades de suas cidades. Com isso, passou a contar com coberturas florestais, além de safra agrícolas para a produção de alimentos, que podem ser multiplicados em outros países com características semelhantes.

Já mencionamos neste site um sistema na China, que também existe em outros lugares da Ásia, onde a produção de arroz é associada à de culturas de peixe, podendo também ser com patos, respeitando os sistemas agroflorestais e reduzindo o uso de agrotóxicos, além do melhor aproveitamento das águas.

Também existem os projetos de policultura, como os existentes no Peru, no México e na Bolívia, com manejos adequados das águas, para a produção de vários produtos agrícolas combinados, ajustada às variações climáticas. Há, ainda, os sistemas de sub-bosques em diversas regiões do Pacífico, onde são plantadas simultaneamente diversas raízes, como na Nova Guiné e nas ilhas Salomão. As diversidades das plantações evitam também a multiplicações das pragas. Também regiões pastoris seminômades, como na Mongólia, estão sendo aproveitadas para vários animais.

Em muitos países estão sendo possíveis complexos sistemas de multi-hortas para medicamentos e alimentos, como formas semelhantes das agroflorestas, que contam com espécies de diversos tipos. Áreas mais baixas do que o nível do mar estão sendo aproveitados, como já ocorria na Holanda e em muitas partes do mundo, ampliando as áreas cultiváveis.

Sistemas de herança agrícola de tribais estão sendo aperfeiçoados com os conhecimentos dos solos, como na Índia. Especiarias de alto valor estão sendo cultivadas no Irã, no Afeganistão e na Caxemira. Sistemas de uso do mel estão sendo trabalhados no Chade e na África. Todos procuram atividades agrícolas rentáveis.

O que se verifica, de forma geral, que muitos sistemas estão aproveitando os conhecimentos tradicionais e adaptados de forma mais racional em muitos lugares do mundo, ajudando a preservar o meio ambiente. Todos estes exemplos permitem que outras regiões com características semelhantes possam utilizar estes sistemas para a produção de alimentos. A FAO empenha-se no sentido de estabelecer entendimentos com as autoridades locais utilizando os conhecimentos que foram acumulados em projetos com sucesso.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: