Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tecnologia da Produção de Frangos nos EUA

29 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Além da disponibilidade de frangos a preços convenientes, os consumidores também estão preocupados como eles são produzidos e abatidos, bem como também existem preocupações com os sabores dos mesmos.

clip_image002

Ilustração constante do artigo publicado no site do The Washington Post mostrando que havia uma preocupação com o seu peso, mas agora também existem outras inquietações.

É impressionante o aumento de peso dos frangos que se conseguiu nos últimos 50 anos na produção norte-americana, mas agora os consumidores estão preocupados também como eles são criados, os usos de antibióticos bem como as formas do seu abate, havendo também os que não abrem mão do sabor de suas carnes que ficaram prejudicados com o uso de rações como as provenientes das sojas.

Quem conhece um pouco da atividade sabe que os frangos ficam confinados durante o seu desenvolvimento até atingir o peso desejado, o mesmo acontecendo com as galinhas destinadas à produção de ovos. Acabam desenvolvendo pragas e uma tendência ao canibalismo, havendo agora até uma preocupação com mais tempo para esta maturação. Também alguns procuram criações onde as aves tenham maior liberdade de movimento, chegando a se preocupar com as formas do seu abate. No fundo, são animais e não devem ser tratados como se fossem produtos industriais.

O artigo publicado por Rachel Premack no site do The Washington Post concentra-se na forma do seu abate, mostrando uma empresa chamada Perdue, que processa cerca de 700 milhões de frangos por ano em cerca de 3 mil granjas, está utilizando dióxido de carbono ou gás argônio que não exigem os procedimentos atuais, podendo ser seguida por outras companhias. Mas também trata de muitos outros aspectos relacionados com a produção de frangos naquele país.

Há uma pressão de uma organização chamada World Farming, Mercy for Animals and the Humane Society, nos Estados Unidos, que mostra que os consumidores daquele país estão preocupados com as práticas dos matadouros. Existem diversos grupos e empresas que estão procurando introduzir inovações, como a redução de antibióticos e se concentrando na produção de frangos de engorda mais lenta, ainda que seus custos sofram pequenos acréscimos.

No Brasil, existem os consumidores que preferem os frangos do tipo caipira que são mantidos livres nos terreiros, mesmo com sabores fortes. Também existem os que são criados com rações mais controladas, para evitar agrotóxicos, ainda que custem um pouco mais. Mas até o momento não se ouve falar de outras formas de abate, mas certamente estes aperfeiçoamentos também serão introduzidos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: