Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Difícil Responsabilidade Com os Idosos

25 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002O Japão é o país onde a expectativa de vida é a mais elevada do mundo e ainda que no passado, em parte por influência do confucionismo, o conceito de família era importante, atualmente estes laços estão se enfraquecendo, não se conseguindo com que os familiares cuidem dos mesmos.

Como cuidar dos idosos no Japão? Uma reforma constitucional está sendo cogitada, conforme artigo publicado no The Japan Times

Na vida atual no Japão, como em muitos outros países desenvolvidos onde as expectativas de vida são elevadas, os jovens tendem a se transferir para os grandes centros urbanos, passando a cuidar de si e dos seus poucos filhos. Muitos idosos acabam ficando no interior e até mesmo nos centros urbanos aumentam os que vivem nas casas de repouso ou isolados com poucos contatos com seus familiares. Quando contam com deficiências físicas, precisam das ajudados dos “helpers”, que são poucos, alguns provenientes do exterior. Evidentemente, existe uma ampla gama de situações individuais e o governo fica obrigado a dar o mínimo suporte. Porém, a questão principal não parece ser econômica, mas a redução do sentimento moral de responsabilidade com os idosos da família, que necessitam do carinho de todos para manter a sua qualidade de vida.

Um artigo publicado no The Japan Times afirma que uma reforma constitucional está sendo cogitada, definindo a responsabilidade dos familiares, mas, com todo o respeito, parece que não se trata de um problema que possa ser resolvido pela legislação. Estas questões culturais e morais dependem das famílias que compõem a nação japonesa e não parece haver legislação que possa resolver este problema, talvez minorar um pouco.

Este problema parece inevitável para todos os países no mundo, pois a expectativa de vida está se elevando em todos os lugares. Encontrar a forma adequada para convivência com este problema parece algo que terá que ser enfrentado com pragmatismo, considerando a cultura predominante em cada povo, que vai se modificando com o tempo.

O que parece estar se desenvolvendo é um sistema de aumento da solidariedade entre os idosos que passam pelos problemas similares, havendo possibilidade de que sejam minorados com formas criativas. Muitas experiências estão sendo feitas com idosos convivendo com crianças carentes, ajudando-se reciprocamente do ponto de vista psicológico. Há que se colecionar um conjunto de alternativas que estão proporcionando alguns resultados mais positivos para serem adaptados às condições possíveis, onde a legislação não deve ser o ponto focal.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: