Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Melancia Como Medicamento na Ásia

28 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

clip_image004Muitos orientais utilizam a melancia como um medicamento para baixar a febre, sendo sempre conveniente ser ingerida nos períodos de intenso calor. Este é um conhecimento secular dos asiáticos.

A melancia é utilizada na China para baixar a febre, mas sempre refresca quando o calor é intenso como atualmente na Ásia

Um artigo de Daisuke Kikuchi sobre o assunto está publicado no Japan Times, informando sobre os benefícios do consumo da melancia para combater o calor.

Uma campanha está sendo realizada em Tóquio para estimular o consumo da melancia para se prevenir do calor intenso que afeta muitas pessoas no atual verão japonês. Afirmam que combate a exaustão e a insolação, entre outros benefícios, havendo até um Suika (melancia) Clube que vem atuando no famoso shopping conhecido como Midtown. Mas também atua em 30 outras localidades em todo o Japão, divulgando os seus benefícios.

Um dos mais ativos é Toshihiro Higihara, agricultor de Nara que fundou o grupo em 2013, mas sua família tem uma tradição que remonta mais de um século, com o Higihara Farm.

Um livreto distribuído pelo grupo informa que 90% da melancia é composta por água que contém açúcar, bem como sais minerais como o potássio, cálcio e magnésio, funcionando como bebidas isotônicas fornecidas pelos fabricantes para os esportistas, que costumam custar caro. Também são encontrados citrulina, um aminoácido que ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo.

Alguns meteorologistas conhecidos, como Minoru Kihara, afirmam que a região de Tóquio ainda está na atual temporada de chuvas, mas as temperaturas devem atingir mais de 35 graus centígrados que, com a umidade elevada, dá uma sensação de calor mais alta, apesar de se tratar de uma região de clima temperado, mas de baixa altitude.

A previsão é de setembro próximo ser o mês mais quente deste ano. A recomendação é no sentido de elevar o consumo da melancia. No Brasil, ainda que a Olimpíada esteja prevista para o inverno local, as informações é que no Rio de Janeiro as temperaturas estarão superiores a 35º em muitos períodos. Como a melancia é abundante no Brasil neste período, o seu consumo pode ajudar a aliviar os turistas que não estão acostumados com um inverno tão quente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: