Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Alguns Dilemas Semelhantes no Brasil e na China

29 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Ainda que haja muitas diferenças entre a situação do Brasil e da China, alguns dilemas atuais são semelhantes, como os aumentos dos custos dos recursos humanos, o desejo do ampliação do mercado interno, necessidade de competitividade internacional e existência de substancial capacidade ociosa.

Foto de uma empresa fechada na China, constante de um artigo no The Wall Street Journal

Ainda que a situação da economia chinesa seja muito diferente da enfrentada atualmente pela brasileira, existem alguns dilemas que aparentam ser semelhantes, como a capacidade ociosa de muitas empresas, os altos custos dos recursos humanos, a falta de competitividade com outros países e o desejo de ampliação do mercado interno, conforme consta do artigo elaborado por Kathy Chu, Anjie Zheng, Chun Han Wong e publicado no The Wall Street Journal.

A China ainda conta com um crescimento econômico superior a 5% ao ano, desacelerando com o que manteve até o passado recente, enquanto a economia brasileira apresenta uma profunda recessão que ainda deve perdurar por um respeitável período. Mas existem estes problemas que aparentam serem similares.

Os custos dos recursos humanos vieram crescendo no Brasil como na China, tornando muitas atividades sem condições de competirem com outros países, com os do Sudeste Asiático. Os chineses ainda continuam competitivos em muitos setores industriais, mas o Brasil está com suas indústrias reduzindo suas atividades por um longo período.

A economia chinesa é fortemente centralizada, com gigantescas estatais ineficientes, e o Brasil já conseguiu privatizar muitas delas, mas mesmo sendo privadas lutam com dificuldades para manter sua eficiência. As autoridades locais lutam com dificuldades não conseguindo manter os seus elevados investimentos em infraestrutura ou no setor de construção civil.

Reformas substanciais tornaram-se indispensáveis em ambas as economias e ainda que no Brasil haja uma democracia consolidada, na China, o sistema político continua dependendo do Partido Comunista que praticamente mantém o monopólio do poder. Ainda assim, as reformas são difíceis de serem executadas, diante da necessidade de manter um razoável nível do emprego.

A economia chinesa continua com uma substancial classe média que conquistou esta qualificação nas últimas décadas, mas no Brasil, com as atuais dificuldades econômicas, esta conquista já se encontra em retrocesso. Em ambos os países houve uma piora recente na distribuição de renda.

clip_image004

Gráfico constante do artigo no The Wall Street Journal sobre a China

Estas informações mostram que os problemas econômicos e políticos existem também em países tão diferentes, não podendo ser superados pelos simples desejos das autoridades, existindo limitações econômicas e políticas que precisam ser consideradas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: