Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Assinaturas de Telefones Móveis no Brasil

13 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Comparando os dados de celulares no Brasil até 2014 com outros países emergentes, observa-se que estamos no bloco dos países com um número elevado de assinaturas.

clip_image002

Assinaturas de telefones móveis, segundo dados do Banco Mundial

Ainda que só se disponha de dados até 2014, como não há indícios de alterações substanciais nas tendências dos últimos anos, tudo indica que o Brasil não se coloca em situação precária em matéria de uso de celulares, mesmo com a qualidade insatisfatória dos serviços e custos elevados, quando comparados com os países desenvolvidos.

Muitos países emergentes não contavam com telefones fixos e ampliaram rapidamente o uso destes celulares, mas deve-se lembrar de que existem necessidades de infraestrutura para tanto, como as torres de transmissão para uma determinada região.

O que se observa no Brasil é que estes telefones celulares se tornaram vitais, inclusive para a população modesta desprovida de telefones fixos. Entre os jovens, acabou se tornando um instrumento fundamental de comunicação, que também envolve jogos de recreação bem como acesso nas redes para as mais variadas informações.

clip_image004

Abusos nos usos dos celulares no Brasil

Se de um lado apresenta vantagens de muitos tipos, por outro traz a inconveniência de serem informações sucintas e superficiais não exigindo análises mais cuidadosas. Mas este é um mal que está afetando também os veículos de comunicação social, com a redução da leitura de livros, revistas e até jornais impressos, permitindo que muitas decisões coletivas tenham exageros de aspectos emocionais, sem a compreensão desejável de opiniões fundamentadas em estudos mais profundos.

Mas não se deve negar que se trata de um indício de atualização tecnológica que pode ser utilizado para contribuir com a eficiência econômica.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: