Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Bridgestone Preocupada com a Borracha Natural

18 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Problemas passados com pragas nas seringueiras amazônicas obrigaram o seu cultivo no Sudeste Asiático, que também apresenta riscos. A Bridgestone, a maior produtora mundial de pneus, pesquisa um arbusto conhecido como guaiúle, que produz borracha, mas também exige aperfeiçoamentos.

Plantação de guaiúle no Arizona, USA, iniciativa da Bridgestone, foto constante do artigo no Nikkei Asian Review

Todos sabem que a seringueira originária da Amazônia foi a produtora de borracha natural, mas sempre apresentou problemas com as pragas, mesmo com o empenho dos norte-americanos que chegaram a implantar a Fordlândia no Estado do Pará, no Brasil. Diante das dificuldades, procurou-se alternativas no Sudeste Asiático, onde a Malásia e a Indonésia são produtores importantes. No entanto, também lá há riscos e os que dependem de seu fornecimento procuram novas alternativas como a guaiúle (guayule em inglês), um arbusto que ainda exige alguns aperfeiçoamentos para a extração eficiente da borracha.

Os veículos comuns utilizam hoje nos pneus uma combinação de borracha natural com a sintética, proveniente da indústria petroquímica. Mas os grandes veículos de construção pesada ou de mineração exigem pneus de borracha natural e os grandes produtores, como a Bridgestone, se preocupam com alternativas para o futuro, evitando problemas como os que ocorreram no passado. O assunto está tratado num artigo de Kosuke Toshi, publicado no Nikkei Asian Review.

Este arbusto se desenvolve em condições adversas da natureza, com poucas chuvas e quase desérticas. Mas a produção eficiente da borracha exige a trituração de suas folhas e a eliminação dos seus galhos, que está se tentando de com pesquisas adicionais. A biotecnologia também esá sendo utilizada para as suas plantações em locais pouco propícias para produções agrícolas.

A Bridgestone, de origem japonesa, ampliou suas atividades em todo o mundo com a aquisição da Firestone, dos Estados Unidos, que tinha já uma unidade produtora até no Brasil. As tecnologias para melhoria dos pneus brasileiros exigiram tempo, pois as prioridades eram as unidades produtoras de outros países que trabalham com escalas maiores,

As áreas de produção da borracha da seringueira estão se deslocando da Amazônia e inicialmente para a região da Malásia. Hoje, se procura o seu cultivo na Indonésia que está sofrendo com a redução de suas florestas naturais. Também no Brasil, além da Amazônia, as seringueiras vêm se mostrando mais eficientes em outras regiões, como o Leste do país, incluindo o Estado de Rio de Janeiro e São Paulo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: