Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Crescimento do Emprego nos EUA

11 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

A economia norte-americana continua sendo importante para a evolução de todo o mundo e havia uma preocupação com a tendência declinante do emprego em 2016 até maio, mas se a recuperação vigorosa em junho tranquiliza de um lado, de outro pode provocar uma ligeira elevação dos juros, que prejudicaria a todos.

clip_image002

Gráficos publicados no artigo do The Wall Street Journal

Mesmo que a interrupção da queda seja tranquilizante, o artigo de Ben Leubsdorf, publicado no The Wall Street Journal, procura mostrar que, numa tendência de prazo mais longo, ainda está em nível relativamente baixo. Visa não estimular que o FED promova uma elevação da taxa de juros, prejudicando a recuperação da economia norte-americana com efeitos deletérios no resto do mundo, principalmente em países emergentes como o Brasil.

Todos sabem que a economia mundial passa por período delicado. A Europa, com a saída do Reino Unido da União Europeia, necessita de um ajuste complicado que deve levar anos. A China relevou na recente reunião do G-20 que vê o mundo com dificuldades, pois ela mesma enfrenta problemas para suas reformas, além da eliminação de sua elevada capacidade ociosa. O Sudeste Asiático e também o Japão dependem de um bom comportamento da China e do resto do mundo, situação que é complicada pelos constantes desastres naturais provocados pelo fenômeno La Niña.

Mudanças políticas estão ocorrendo em muitos países com uma forte tendência para o aumento da influência de correntes nacionalistas, complicando os acordos comerciais multinacionais. Há uma instabilidade acentuada nos câmbios, que estão procurando novos níveis de ajustamento.

Os Estados Unidos ainda continuam liderando a economia mundial, mas estão vendo agravadas as tensões raciais, ao mesmo tempo em que deve passar por uma eleição onde os candidatos não são os mais bem recebidos pelos seus eleitores.

Só parece que podemos aguardar melhorias pequenas que vão se acumulando no tempo, depedendo das famílias e seus consumos, pois a maioria dos governos conta com limitações de recursos para fazer frente às suas necessidades. Espera-se que o emprego nos Estados Unidos continue melhorando, pois ainda se encontra num patamar relativamente baixo quando comparado em relação ao ano passado.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: