Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Culinária Chinesa em São Paulo

4 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

clip_image002A ótima culinária chinesa, com longa tradição e diferenciada pelas muitas regiões daquele país, possivelmente está entre as mais disseminadas pelo mundo, apresentando qualidades de acordo com as exigências dos mercados. Em São Paulo, os disponíveis são razoáveis, não chegando ao nível dos melhores no mundo.

Foto dos pratos chineses oferecidos para um banquete no China Lake, constante do site do restaurante em São Paulo

Tudo indica que o China Lake recebe o suporte do Consulado Geral daquele país em São Paulo, apresentando variadas dependências que podem ser usadas para refeições do cotidiano como salas separadas para banquetes ou reuniões reservadas. Dispõe sempre do famoso pato de Pequim e uma ampla variedade de outras iguarias, sendo dos mais razoáveis disponíveis em São Paulo, mas longe do que se pode contar no exterior em bons restaurantes de cozinha chinesa ou naquele país.

Em que pesem as diferenças regionais da culinária chinesa, em grandes centros como Beijing, Xangai, Hong Kong e muitas outras cidades chinesas encontram-se muitos restaurantes excepcionais, e alguns tivemos a oportunidade de experimentar. Fora da China, também nas grandes cidades como Tóquio, Singapura, Londres, Paris, Nova Iorque e muitos outros existem restaurantes chineses de elevadíssima qualidade, comparáveis aos bons naquele país. Mas também é interessante que os do cotidiano e até os das ruas apresentam alguns de qualidade destacada, com preços modestos.

Em São Paulo, o Ton Hoi, que reduziu os dias e os horários de atendimento, conta com qualidade que pode ser considerada boa, apesar de modesto em instalações e sempre lotado. Para o cotidiano, principalmente as massas que são os recomendados. Os diversos tipos de wantan (tipo de pastel ou ravióli) devem ser experimentados, que na China acabam sendo até caseiros com diferenciações pelas famílias.

clip_image004

Preparo das massas no Ton Hoi, foto constante do seu site na internet

Existem muitos restaurantes chineses para refeições do cotidiano no bairro da Liberdade, em São Paulo, sendo o Chi Fu um dos recentes que trouxeram imigrantes daquele país. Com preços modestos e boa quantidade, apresenta autenticidade, mas os serviços são precários, com muitos funcionários tendo dificuldades para se comunicar em português. Mesmo na companhia de chineses que dominam o mandarim, os tratamentos não melhoram.

Existem os mais antigos como Hi Pin Shan, onde os novos chefs não conseguiram manter a qualidade original, ainda que aceitáveis. Os novos restaurantes chineses em São Paulo, alguns de grupos provenientes de outros países como os Estados Unidos, acabam sendo lamentáveis na média. Quem experimentou esta culinária na China percebe que sempre se pode notar as diferenças de preparo e atenção aos clientes, dependendo dos que nos convidam. Como em qualquer parte do mundo, os habitués são conhecidos e, mesmo em ambientes simples, é possível ser surpreendido por verdadeiros banquetes que não se encontram fora daquele país, pois não é o luxo o fator determinante pela qualidade da cozinha.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: