Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Exagero na Divulgação do Lámen

10 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

Ainda que seja uma culinária razoável e de custo relativamente baixo, parece que os consumidores e restaurantes em São Paulo exageram nas modas relacionadas com a culinária que supõem sejam japonesas e saudáveis.

clip_image002

Explicações do que seja o lamen no suplemento da Folha de S.Paulo

Como toda a culinária, a exigência dos consumidores acaba obrigando os restaurantes a fornecerem os produtos na qualidade requerida, a preços convenientes. Mas como poucos consumidores no Brasil conhecem os bons lámens da China ou do Japão, os que são oferecidos no Brasil são aceitáveis, mas não se ajustam aos melhores oferecidos nos países de origem.

O lámen começou a ser oferecido nas ruas da China, com massas preparadas na hora e caldos simples, mas saborosos. Também no Japão, os melhores são preparados com massas elaboradas na própria casa com farinhas especiais, com molhos de ótima qualidade usando ingredientes e técnicas sofisticadas, sendo que os demais detalhes são melhores e a preços modestos.

No Brasil, a maioria das massas não é elaborada nos próprios estabelecimentos, os molhos não estão entre os melhores, são exagerados nos outros ingredientes de pouca qualidade e os preços são elevados. Os consumidores, possivelmente, frequentam estes estabelecimentos comparando com outras culinárias que também não conhecem em todos os seus detalhes e por estarem em moda.

Quando outros estabelecimentos também começam a servir variações do lámen, parece que virou pizza, produzindo de tudo, mas não deveriam ser qualificados nesta categoria pelos guias e pelos críticos, que também não tiveram a oportunidade de conhecer os verdadeiros nos seus países de origem.

Parece que somos dotados no Brasil de excesso de criatividade, que acaba gerando uma confusão, ainda que, mesmo assim, acabem sendo alimentos razoáveis, sem as qualificações que lhes são atribuídas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: