Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças de Vida de Muitos Japoneses

26 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002O Yomiuri Shimbun publica uma série de artigos sobre as mudanças na vida de muitos profissionais. É o caso do engenheiro Shinobu Isobe, que, de uma fábrica de semicondutores transferida para o exterior, conseguiu se firmar como produtor de geleias sem o uso de aditivos e aproveitando frutas com formatos deficientes para serem oferecidos diretamente aos consumidores.

Foto do engenheiro Shinobu Isobe, que virou produtor de geleias sem aditivos, publicada no artigo do Yomiuri Shimbun

Este engenheiro trabalhava numa empresa produtora de semicondutores que foi adquirida por empresários de Taiwan e acabou sendo transferida para aquele país. Ele pensou em investir em atividades que estavam se tornando não competitivas no Japão e resolver eliminar os desperdícios de frutas que, pelo, seu formado deficiente, não serviam para serem oferecidas diretamente aos consumidores. Resolveu desenvolver uma técnica própria produzindo geleias sem uso de aditivos, comprando um pequeno terreno em Tateyama, na província de Chiba, e empenhou-se na nova atividade junto com sua esposa.

Hoje, já conta com uma produção suficiente para viabilizar o empreendimento, com compotas e geleias que utilizam pouco açúcar, tendo um equilíbrio do teor de acidez. Conseguiu retirar das cascas das frutas um sabor incrementado que conquistou os consumidores. Recebeu a assistência de um órgão governamental, parecido com o SEBRAE no Brasil, que ajuda na consideração de todos os problemas a serem enfrentados, inclusive de sua organização, atendimento das normais exigidas para os produtos alimentares, como as considerações administrativas para reduzir os riscos dos novos empreendimentos.

clip_image004

Outros produtos da Tateyama Fruit Kobo’s, como geleias e marmeladas, em foto constante do artigo no The Yomiuri Shimbun

Sei sonho é ir aumentando a dimensão do seu empreendimento para criar empregos para outros trabalhadores locais. Todos os cuidados sanitários são tomados. Também se dedica à adaptação de equipamentos de muitos fabricantes para serem utilizados em hotéis e fazendas, para outros produtos similares.

É evidente que tudo isto exige determinação, estudos para atender todas as necessidades, mas são sinais positivos da existência de formas para superar as dificuldades que atingem todas as economias.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: