Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças no Sistema Bancário Mundial

27 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Estão se alterando os focos de alguns bancos que tinham uma rede mundial para atender até o varejo em muitos países e passam a atuar com grandes clientes e fundos internacionais com títulos públicos e privados.

TABELA

Dados constantes do artigo publicado no site da Bloomberg

As informações constantes do artigo de Yalman Onaran, publicadas no site da Bloomberg, utilizam dados do Citigroup e do HSBC como exemplos, mencionando que problemas similares também acontecem em outros bancos de atuação internacional. Este enxugamento estaria ocorrendo na tentativa de manterem suas rentabilidades, o que ainda não estão conseguindo. As pressões de autoridades monetárias de diversos países, inclusive as dos Estados Unidos e alguns europeus, estão acelerando este processo, pois muitos tiveram que efetuar acordos de leniências, sujeitando-se a pesadas multas que chegam a bilhões de dólares.

Tudo indica que está havendo um início de mudança significativo no sistema bancário mundial, que adquiriu um poder exagerado no mundo, chegando a controlar outras empresas, dominar as gerações de tecnologias e provocar problemas como a crise mundial de 2007/2008, até hoje não resolvidas em sua totalidade. Como poderiam provocar problemas sistêmicos na economia mundial pelas suas dimensões, forçaram as autoridades a lhes proporcionar substanciais assistências que beneficiaram seus dirigentes com remunerações absurdas, ainda que fossem os responsáveis pelas más aplicações, notadamente do chamado subprime, voltadas às especulações imobiliárias.

Estes bancos continuam operando com os chamados derivativos, que geraram os problemas passados. Agora, procuram oferecer mais serviços bancários corporativos e de investimento, centrando-se nos grandes clientes. Os enxugamentos destes bancos ocorreram não só em países emergentes, como o Reino Unido e os Estados Unidos. Mas os riscos de quebra de bancos de grande porte continuam existindo, podendo provocar operações de fusões e incorporações.

Além de reduzirem suas operações em países como a Turquia e o Egito, segundo o artigo, estes bancos continuam sendo acusados de promover lavagens de dinheiro pelo que estão sendo punidos. Mesmo não havendo menção no artigo, todos sabem que no Brasil também estes bancos estão se retirando do varejo. Os espaços deixados por eles estão sendo ocupados por outros, mesmo com todas as dificuldades existentes. Também estão se desenvolvendo as operações bancárias via internet.

O artigo publicado no site da Bloomberg explica a metodologia que foi empregada no levantamento de muitos dados, nem todos publicados pelos bancos. Este cuidado parece ser indispensável, pois denúncias desta natureza podem provocar reações aos bancos internacionais, que continuam poderosos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: