Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Muitas Dificuldades Com as Olimpíadas

27 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Eventos como as Olimpíadas atraem a atenção do mundo, para o bem como para o mal. As desarticulações generalizadas nas providências previsíveis são preocupantes, torcendo-se para que problemas mais graves não ocorram.

As muitas instalações para acomodação dos atletas das Olimpíadas não estavam totalmente completas quando algumas delegações chegaram

Como quase tudo no Brasil, as obras não estavam totalmente construídas quando as delegações nacionais e estrangeiras já estavam chegando, gerando a primeira impressão de que muitos problemas ainda serão enfrentados pelas autoridades envolvidas, aparentemente sem a coordenação adequada. Espera-se que problemas mais graves não comprometam ainda mais a imagem do Brasil já prejudicada com os problemas como das zikas, da falta de limpeza da Baía da Guanabara ou dos transportes que já deveriam estar devidamente testados não somente no Rio de Janeiro como em todas as regiões onde as competições serão realizadas. A preocupação maior continua sendo a da segurança diante do que está acontecendo no mundo, não restando senão torcer para tudo ser superado sem maiores dificuldades.

Quando o Brasil se candidatou a sediar as Olimpíadas, era na esperança que este importante evento internacional ajudasse a comprovar que o país já tinha atingido a maturidade para enfrentar desafios desta natureza. Mas circunstâncias econômicas e políticas acrescentaram dificuldades que não foram consideradas prioritárias com as devidas antecedências. Também existe um exagero na capacidade de improvisação e de arrogância nos pronunciamentos públicos, que naturalmente provocam repercussões internacionais.

Do ponto de vista esportivo, a desistência de importantes atletas, os problemas relacionados com os dopings, como dos russos, já tiram parte dos brilhos, não podendo se esperar que o Brasil tenha expressivos resultados.

A vinda maciça de turistas estrangeiros que, aproveitando o evento, também pudessem conhecer outros atrativos do país parece limitada pelas dificuldades pelas quais passa o país, além dos riscos da saúde, como da segurança. Uma parcela dos visitantes poderá ter a coragem de encarar as dificuldades, mas isto acaba sendo motivo de preocupações adicionais dos brasileiros.

A vinda já confirmada de autoridades de alto nível de diversos países exige providências de segurança, quando o já disponível está mobilizado para o Rio de Janeiro. As viagens pelo país exigem esquemas especiais, cujas disponibilidades estão limitadas. Os dados já estão lançados, restando somente a torcida para que nada comprometedor aconteça.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: