Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Neutralizando as Ameaças da Coreia do Norte

8 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image002Os esforços que vêm sendo feitos pela Coreia do Norte para dotar de foguetes que podem atingir países vizinhos exigem medidas de defesa que estão sendo providenciadas com a ajuda dos norte-americanos.

Esquema do sistema antimíssil que já funcionou no Oriente Médio, cogitado num acordo da Coreia do Sul com os Estados Unidos, publicado no jornal Yomiuri Shimbun.

Uma nota proveniente da Associated Press foi publicada no Yomiuri Shimbun informando que a Coreia do Sul e os norte-americanos estão prontos para instalar um sistema antimíssil para evitar problemas com os foguetes que a Coreia do Norte está lançando e constituem riscos para o Extremo Oriente. O anúncio deve provocar fortes resistências de Beijin, Moscou e Pyongyang e foi denominado THAAD – Terminal High Altitude Area Defense.

clip_image004O sistema interessa também ao Japão, que teme as possibilidades dos foguetes norte-coreanos atingirem o seu território e sempre que testes são efetuados a população japonesa fica alarmada, até com o risco de erros que possam ser cometidos, como o foguete norte-coreano chamado Musa Dan que tem alcance de 3.500 quilômetros.

As autoridades envolvidas informam que o sistema teria alcance reduzido, evitando somente os riscos dos foguetes norte-coreanos sobre a Coreia do Sul, conforme publicado no artigo do Yomiuri Shimbun.

Do ponto de vista de outros países da região, como o Japão e as Filipinas, parece desejável que o sistema tenha um alcance mais amplo, pois as autoridades informam que os norte-coreanos estão em condições de lançar ogivas nucleares. Os japoneses, notadamente, como o único povo que já sofreu bombardeiros atômicos, temem com muita razão os riscos desta natureza e devem estar dispostos a arcar com possíveis custos destes sistemas, apesar da oposição que possa haver em alguns outros países.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: