Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

É Preciso Reverter os Danos à Economia Brasileira

28 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Afirma-se que as necessidades políticas estão exigindo que a economia brasileira seja sacrificada temporariamente. Mas, no atual mundo adverso, parece que o câmbio valorizado prejudica mais profundamente as perspectivas futuras e muitos analistas não percebem que os juros reais estão se elevando.

O Brasil é um dos países mais competitivos na produção e exportação da celulose, mas a valorização do câmbio provoca uma mudança de empresas do setor, que são obrigadas a se voltarem ao mercado interno

Um dos erros passados que o Brasil não pode voltar a cometer é a utilização do câmbio valorizado para provocar a redução das pressões inflacionárias. Uma notícia publicada por Stella Fontes no Valor Econômico informa que a Klabin foca o mercado interno com o real valorizado.

Mesmo os leigos sabem que o atual câmbio valorizado desestimula as exportações brasileiras que poderiam ajudar a criar empregos locais, estimula as importações que criam empregos no exterior, aumenta os gastos dos turistas brasileiros no exterior e reduz a vinda de turistas estrangeiros para o Brasil que amplia os empregos locais nos hotéis, restaurantes e todos os serviços para atendê-los. A atual política cambial valorizou o câmbio em mais de 20% somente neste ano e aumentam as remunerações dos especuladores estrangeiros nos papéis brasileiros.

Ao mesmo tempo, iludem-se os brasileiros com a afirmação que os juros estão mantidos. Ora, se a inflação está em visível declínio no momento, mantendo-se os juros nominais está se provando o aumento dos juros reais, o que não vem sendo alertado pela imprensa econômica. Ainda que se tente preservar o atual governo interino, parece evidente que estamos provocando estragos na economia brasileira com consequências para o futuro.

Mesmo tendo que aplaudir as nomeações de competentes profissionais para diversos postos da equipe econômica, fica-se com a impressão que todos estão cuidando somente de sua área específica, sem observar o todo. O Valor Econômico e este site já alertaram sobre os lucros absurdos em dólares que estão sendo proporcionados para os especuladores estrangeiros que continuarão a investir, com visão de curto prazo, no Brasil, com a garantia do câmbio continuar valorizado. Estes alertas estão sendo formulados sem nenhum espírito de oposição, mas para que ajustes sejam feitos com a máxima urgência.

Beneficiar o sistema financeiro mundial, que está passando por apertos em todo o mundo efetuados pelas autoridades, inclusive nos Estados Unidos, não parece ser a política mais adequada para os interesses nacionais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: