Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tendência a Redução de Trabalhadores Estrangeiros no Japão

19 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Artigo publicado no site do Nikkei Asian Review indica que o Japão enfrenta dificuldades com as elevações dos salários na China, em Taiwan e na Coreia do Sul.

Foto de trabalhadores vietnamitas nas obras do Japão, constante do artigo publicado no Nikkei Asian Review

Um artigo publicado por Koji Okuda no site do Nikkei Asian Review informa que o Japão está encontrando crescentes dificuldades para atrair trabalhadores asiáticos ao país. Isto decorreria do aumento dos salários na China, melhores condições de trabalho em Taiwan como na Coreia do Sul, fazendo com que haja uma tendência de redução destes trabalhadores asiáticos no Japão, que carece de recursos humanos diante da queda de sua população.

O Japão figura ainda como um importante país para trabalhadores estrangeiros, mas exige um mínimo de qualificação e possibilidade de que sejam considerados em treinamento, o que vem sendo burlado. Os salários pagos pelos empresários japoneses já não são competitivos com os da China, da Coreia do Sul e de Taiwan, que proporcionam vantagens não obtidas no Japão, inclusive a dispensa de qualificações e prazos mais longos de permanência no país.

Estas melhorias de condições de trabalho na Ásia começaram pelos países mais desenvolvidos e estão chegando aos emergentes do Sudeste Asiático, tanto que muitos estão intensificando o uso de robôs.

gráfico

Gráfico publicado no artigo do Nikkei Asian Review mostra que trabalhadores estrangeiros na Coreia do Sul já supera os no Japão, situação que tende a se agravar

O artigo informa que um trabalhador chinês num restaurante no Japão está exigindo salários que os empresários japoneses não conseguem pagar. Com todos sabem, o aumento de turistas chineses no Japão está criando oportunidades nos hotéis, restaurantes e lojas para atendê-los, mesmo que não sejam qualificados. Também os idosos japoneses, as obras de construção civil como outros que exigem pouca qualificação estão com falta de recursos humanos, inclusive de estrangeiros.

O Japão está se socorrendo de trabalhadores do Vietnam e de Mianmar, que ainda não pagam os salários dos países do Extremo Oriente, quando no passado o dominante era de chineses. Em Taiwan, chegou-se em 2015 a 590 mil trabalhadores estrangeiros e na Coreia do Sul a cerca de 940 mil, superando o emprego no Japão. Uma parte do problema decorre da valorização do yen japonês.

Existem também problemas relacionados com os vistos que são mais flexíveis em outros países vizinhos. Os programas de treinamento de estrangeiros no Japão vêm apresentando falhas, com muitos se tornando ilegais no país. Existem japoneses partidários de uma maior flexibilização, diante da redução da população local.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: