Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Disputa Internacional Pelo Mercado Africano

10 de agosto de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002No mundo atual, com falta de um crescimento significativo, ainda que existam muitos problemas em países pouco desenvolvidos como os da África, as potências desenvolvidas disputam seus projetos de infraestrutura, esperando ter acesso aos seus recursos naturais bem como fornecer equipamentos, tecnologias e financiamentos.

O premiê japonês Shinzo Abe procura acelerar os entendimentos com autoridades africanas

Mesmo com as dificuldades dos países africanos em honrar os compromissos assumidos com financiamentos no passado, exigindo que os credores perdoem muitas dívidas contraídas, os países desenvolvidos continuam a ocupar espaços adicionais na cooperação com aquele continente. O Brasil chegou a ter um papel importante notadamente nos países que utilizam o português, com suas limitações atuais não pode ser mais agressivo nos projetos africanos.

Os que continuam disputando com a China, apesar das resistências dos africanos com o uso intensivo dos recursos humanos chineses, além do tratamento inadequado para os trabalhadores locais, são principalmente os Estados Unidos e a União Europeia, por questões estratégicas de prazo mais longo. O Japão vem mantendo também um intenso esforço, utilizando o ODA – Oversea Development Assistance com juros favorecidos, mas contam com dificuldades para entendimento com as culturas locais. Acaba se associando ao Brasil em alguns projetos.

Os japoneses contam com um mecanismo chamado TICAD – Tokyo International Conference on African Development que, por mais de 20 anos, vem se reunindo no Japão. Os africanos estão propondo um revezamento, com reuniões na África. A velocidade dos japoneses é relativamente baixa nas decisões sobre os projetos quando comparada com os chineses, mas muitos africanos consideram que são mais confiáveis, permitindo uma participação maior dos seus recursos humanos.

Ainda que muitos países africanos tenham sido colônias dos ingleses como dos franceses, nem sempre encontram facilidades, mesmo falando os seus idiomas, havendo alguns resquícios de problemas do passado. Novas tecnologias estão sendo aplicadas nos projetos na África, que é considerada uma das últimas fronteiras para o desenvolvimento de projetos em grande escala.

Em alguns casos, os africanos consideram os brasileiros como irmãos mais velhos, que conseguiram a independência das metrópoles europeias, mas, mesmo assim, existem muitos problemas até envolvendo corrupções. O Brasil já manteve mecanismos especiais como os chamados “scrow accounts”, onde os recursos dos fornecimentos de petróleo eram depositados em bancos de Londres, para pagamento das exportações industriais brasileiras, reduzindo os custos das operações.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: