Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Prêmio Nobel Aung San Suu Kyi Merece Ser Acompanhada

25 de agosto de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image002A Prêmio Nobel da Paz, Aung San Suu Ky, de Myanmar, que ficou presa por sete anos, como Nelson Mandela, num país que teve uma das mais rígidas ditaduras militares, tendo conquistado o poder pelas eleições, está demonstrando sua elevada capacidade diplomática e seria um nome adequado para a Secretaria Geral das Nações Unidas. Mas sua prioridade deve ser a da consolidação do seu país.

Aung San Suu Kyi em visita oficial à China, recebida pelo primeiro-ministro Li Keqiang. Foto publicada no site do Nikkei Asian Review

Ela, mesmo sendo a líder inconteste a vencer as eleições, preferiu ficar com a posição de conselheira de Estado e ministra dos Negócios Estrangeiros. Suas primeiras visitas foram para os países vizinhos do Sudeste Asiático, apesar dos apelos de potências ocidentais, inclusive dos Estados Unidos. Agora, aceitou visitar a China, antiga aliada do regime militar do seu país, para depois cogitar de outras visitas como para o Japão, a França e os Estados Unidos. Está revelando uma extraordinária capacidade diplomática e política, não se precipitando ainda que conte com a simpatia do resto do mundo.

Só depois de consolidada a sua posição em Myianmar e com seus vizinhos, parece disposta a exercer papéis mais proeminentes num país que ficou atrasado com a dura ditadura militar. Está procurando a cooperação internacional em condições favoráveis para melhorar a infraestrutura de Myanmar.

O mundo gostaria que ela pudesse dar a sua importante contribuição com seu prestígio. Mas parece cauteloso que consiga resultados objetivos para depois poder cogitar de contribuições mais amplas para a humanidade. Esta sua cautela também é uma importante qualidade que deve ser acrescentada ao seu rico currículo. Vamos acompanhar a sua carreira na esperança de grande sucesso, pois o mundo está necessitando de personalidades com capacidade para contribuir com o mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: