Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aprendendo com Michael Phelps

14 de agosto de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002É evidente que as 23 medalhas de ouro conquistadas em diversas Olimpíadas por Michael Phelps, com a ajuda da equipe norte-americana de natação, é um recorde difícil de ser quebrado mesmo no futuro e deve ser admirado por todos. Mas a lição mais importante é a de que o sucesso esportivo nem sempre proporciona a felicidade completa. Ele teve que superar uma forte crise depressiva e se recuperar para voltar a conquistar vitórias no Rio e agora reconhece que é hora de aumentar a sua convivência com a família, mudando seus objetivos para outras atividades mais amplas. (Foto da equipe norte-americana de natação 4 X 100 medley que deu a 23ª medalha de ouro para Michael Phelps, publicada no site da UOL).

Dificilmente, feitos desta natureza serão repetidos, pois as atuais Olimpíadas estão mostrando uma diversificação de atletas se destacando em muitos países do mundo, bem como novas modalidades esportivas que estão sendo incorporadas nestas competições. É sábia sua decisão de se despedir, pois novos atletas acabarão surgindo até inspirados nos seus feitos.

clip_image004

O nadador de Cingapura, Joseph Schooling, admirador de Michael Phelps desde a infaancia, que o desbancou nos 100 metros borboleta, não permitindo que chegasse a sua 24ª medalha de ouro

Muitos artigos foram escritos em todo o mundo a respeito de sua incomum carreira. Ainda que outros atletas tenham se destacado no Rio de Janeiro, um recorde de medalhas de ouro como este é totalmente inusitado, mostrando que ele tem um físico privilegiado. Mas, como em muitas outras atividades e sua cabeça não estiver satisfeita haveria dificuldades, pois a vida não se resume às realizações físicas. Agora, com sua companheira e seu filho, ele dá a sua lição para todos nós que não basta se concentrar somente numa atividade, mas se realizar como ser humano.

Muitos atletas que se destacaram no passado pelos seus feitos físicos já estão sendo esquecidos, mas os que deixam outras lições humanas, inclusive com suas fraquezas que foram superadas por esforços excepcionais, acabam sendo mais duradouras para a história. Os atletas de impressionante destaque acabam mostrando algo mais que os distinguem como seres humanos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: