Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Arranjos Empresariais Internacionais na Ásia

2 de agosto de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Possivelmente visando superar obstáculos internacionais, as empresas japonesa Itochi, a chinesa Citic e a tailandesa Charoen Pokphand intensificam seus relacionamentos pessoais de funcionários de escalão intermediário.

Funcionários de nível intermediário da Itochu, Cetic e Charoen Pokphand aprofundam em reuniões de mais de uma semana, em inglês, os seus relacionamentos pessoais. Foto no artigo no Nikkei Asian Review

A empresa japonesa Itochu, a chinesa Cetic e a tailandesa Charoen Pokphand reuniram funcionários selecionados para contatos pessoais por mais de uma semana, visando possibilidades de atuações conjuntas. As reuniões foram feitas em inglês, segundo artigo publicado por Shin Watanabe no site da Nikkei Asian Review.

Em que pesem as dificuldades políticas internacionais, estas empresas estão convencidas que devem efetuar esforços conjuntos e começaram por explicar as complexas estruturas empresariais de cada uma delas. Eles usaram o método chamado Business Model Canvas para que estes funcionários compreendam os fatores que podem proporcionam vantagens conjuntas nos relacionamentos com seus clientes. A Itochu é forte no setor têxtil, alimentos e energia, a Cetic nas operações financeiras, commodities e construções e a Charoen Pokphand em pecuária, agricultura e empresas de varejo.

clip_image004

Um esquema simplificado do grupo Itochu

Seguiram-se reuniões para proporem projetos conjuntos que envolveram a saúde, fertilizantes e outros negócios relacionados com a agricultura e o varejo. Prepararam folhetos para serem divulgados entre todos. Constataram as oportunidades decorrentes do envelhecimento das populações, como nas operações hospitalares. Visitaram também centros de distribuição como fábricas de equipamentos eletrônicos e descobriram oportunidades para todos, reconhecendo que só conheciam partes pequenas das outras empresas.

clip_image006

Cetic com seu projeto na construção, com o presidente Xi Jinping

No ano passado, a Itochu e a Charoen Pokphand já tinham efetuado cerca de 80 bilhões de investimentos conjuntos, na base de 50 a 50%, chegando a adquirir 20% de uma empresa da Cetic. Perseguem a filosofia como da Itochu, chamada sampo yoshi, que seria conveniente para o vendedor, para o comprador e para a sociedade.

clip_image008

Charoen Pokphand forte no setor alimentício e de varejo

Os participantes destas reuniões esperam transmitir para os seus colegas os conhecimentos adquiridos, mostrando as possibilidades de casos concretos, notadamente para atuação em toda a Ásia.

As grandes empresas brasileiras também precisam se preocupar com as associações internacionais para atuarem de forma eficiente no mundo globalizado.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: