Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Avanços Chineses nos Supercomputadores

12 de agosto de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Os chineses, norte-americanos e japoneses estão competindo com seus supercomputadores nas velocidades dos cálculos, armazenagem de gigantescos bancos de dados e suas utilizações de forma operacionais na engenharia, tudo com economia de energia. A lista dos do Top 500 são publicados duas vezes por ano, em junho e novembro, com os chineses evoluindo rapidamente e superando seus principais concorrentes.

tabela

Tabelas publicadas no site do Nikkei Asian Review

Pessoas preconceituosas pensam que os produtos chineses não são competitivos no mundo se restringindo aos comercializados em São Paulo, na região da Rua 25 de março. No entanto, os supercomputadores chineses, que já chegam a calcular um quatrilhões de operações por segundo, com tecnologias totalmente chinesas, já superam os mais velozes dos Estados Unidos e do Japão, segundo a lista publicada neste ano, como está na tabela acima.

O artigo escrito por Junya Iwai foi publicado no site do Nikkei Asian Review, portanto, por um japonês no seu principal jornal econômico e mostra que o supercomputador chinês dos anos anteriores utilizava tecnologia como chips da Intel. Caminha agora para os ecológicos, com economia de energia e elevada capacidade para cálculos operacionais de engenharia.

Os chineses superaram os norte-americanos em todas as listas deste ano com o seu Sunway TaihuLight, com tecnologia total da China, e inclusive o seu Tianhe-2, que utilizava chips da Intel. Os norte-americanos haviam proibido a exportação de microprocessadores e componentes de supercomputadores alegando que poderiam ser utilizados para desenvolvimento de armas nucleares. No entanto, o China’s National Research Center of Paralled Computer Engeneering and Technology conseguiu um novo monstruoso computador usando processadores desenhados e produzidos na China.

Os analistas destes assuntos especializados informam que os chineses estão capacitados inclusive para a exportação de supercomputadores e seus componentes. Pelo que se sabe, estes equipamentos estão sendo utilizados para pesquisas agrícolas, climáticas e do espaço universal identificando objetos que de outra forma não seriam detectados. Espera-se que eles sejam utilizados em benefício da humanidade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: