Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Elevados Riscos dos Mercados Financeiros

26 de agosto de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Os investimentos efetuados pelos japoneses, detentores do maior fundo de pensões do mundo, acumulam entre o exercício de 2015, finalizado em março, e junho deste ano, nada menos do que 7.4%, ainda que sejam feitos com visões de longo prazo

clip_image002

Gráfico mostrando que as cotações dos ativos somados às valorizações do yen resultaram em perdas que somam 7,4%, conforme gráfico publicado no site da Bloomberg

Ainda que estes investimentos sejam feitos com visões de longo prazo, não implicando em riscos para as aposentadorias de muitos japoneses, as cifras são expressivas, chegando a somar cerca de US$ 105 bilhões. Estão sendo minimizados pelas aplicações internas no Japão e também podem explicar parte dos investimentos que estão sendo feitos em países emergentes, inclusive no Brasil, que, além de pagar juros elevados em dólares, assegura um câmbio que vem se valorizando de forma clara.

Ainda que a valorização do câmbio brasileiro ajude na redução da pressão inflacionária, está se agravando os resultados macroeconômicos e sacrificando as atividades exportadoras, chegando a reduzir os estímulos para os plantios como da soja visando à exportação. É preciso deixar claro que as exportações ajudam a criar empregos no Brasil e as importações provocam o fenômeno inverso, ou seja, aumenta a tendência de melhoria do emprego no exterior. A política cambial brasileira é desastrosa para o Brasil, estimulando também que as contas de turistas se voltem aos gastos no exterior, bem como acelerem o envio de resultados das empresas estrangeiras no Brasil. O único ingresso de recursos é a de investimentos especulativos de curto prazo, que estão resultando em remunerações exageradas em dólares. Esta política não é sustentável e pressiona no sentido do aumento do déficit do Tesouro, que arca com pesados juros sobre a dívida pública.

O assunto destes resultados dos fundos de pensão japoneses está no artigo de Yuko Takeo e Shigeki Nozaki, publicado no site da Bloomberg, que também publica o gráfico que está neste artigo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: