Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Isaquias é o Único Brasileiro com Três Medalhas numa Olimpíada

22 de agosto de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Esporte | Tags: , ,

clip_image002Um brasileiro típico, Isaquias Queiroz, nascido pobre no interior da Bahia, se consagra como único atleta a conquistar duas medalhas de prata e uma de bronze numa só Olimpíada.

Isaquias Queiroz com Erlon Souza conquistam a medalha de prata nos mil metros na Rio 2016

Existem muitos atletas brasileiros com possibilidades de conseguir destaque no cenário internacional, mas necessitam da ajuda de especialistas, principalmente técnicos que conhecem o que já existe de mais atualizado no mundo em cada especialidade esportiva. No caso da canoagem, a Confederação Brasileira de Canoagem contratou o técnico espanhol Jesus Morlán, que ajudou atletas como Isaquias Queiroz que já revelava como jovem potencialidade para ser competitivo internacionalmente.

Os resultados foram rápidos, pois ninguém, a não ser um especialista, poderia imaginar que Isaquias Queiroz conseguisse na Olimpíada Rio 2016 duas medalhes de prata e uma de bronze, feito inédito para atletas brasileiros. Ele não é de uma família tradicional na canoagem, esta especialidade esportiva pouco praticada no Brasil. Com infância pobre, só foi obter apoio vindo para o Sudeste, havendo a possibilidade de que este esporte se torne mais popular. Vendo seus familiares em entrevistas na TV, observa-se quanto são pessoas humildes, como outros atletas que estão conseguindo medalhas.

No passado, rios como Tietê e Pinheiros eram utilizados para este tipo de modalidade esportiva e hoje, por causa da criminosa poluição, está praticamente isolado à raia da Universidade de São Paulo e a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Seu clube é o Clube Atlético Paulistano, nominalmente, pois ele necessita de alimentação adequada e outras assistências indispensáveis aos atletas de ponta.

Um dos benefícios da Olimpíada Rio 2016, além das dependências que devem ser mantidas com custos elevados, é o fato de muitos jovens pobres brasileiros notarem que podem encontrar formas de fugir da criminalidade dedicando-se aos esportes. O Brasil dispõe de grandes represas que podem ser utilizadas para a prática deste tipo de esporte como outros semelhantes.

A Grã-Bretanha, que promoveu a Olimpíada anterior, obteve medalhas inesperadas no Rio de Janeiro, mostrando que estes efeitos também podem ser conseguidos pelos brasileiros, que poderão conquistar em Tokyo 2020 mais resultados surpreendentes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: