Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Lições do Início da Olimpíada

5 de agosto de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Além de todas as dificuldades na sua organização da Olimpíada, as primeiras impressões no âmbito esportivo mostram que em modalidades coletivas não se pode depender de poucos, sendo necessário considerar o que está acontecendo no mundo.

Nos esportes coletivos, como o futebol, fica claro que não se pode depender de poucos, como Neymar

Na equipe feminina de futebol, os brasileiros ficaram satisfeitos com a vitória de 3 a 0 sobre a seleção da China. No entanto, observando outras equipes que disputam as posições máximas, como os Estados Unidos e a França, constata-se que a seleção brasileira ainda não está no nível das fortes candidatas ao pódio. No entanto, a competição está no seu início e já aconteceu muitas vezes que no transcorrer das Olimpíadas possam se registrar sensíveis melhoras.

No caso da seleção masculina, com Neymar Junior num dia de muitas infelicidades, observa-se que a seleção não pode depender somente do talento de um jogador, que acaba inibindo o resto da equipe que acaba ficando com um comportamento do seu capitão. Numa chave considerada fácil, observa-se que não se pode desprezar seleções sem muita tradição, como a da África do Sul. Todos que foram qualificados para a Olimpíada têm os seus méritos e estão se esforçando para conseguir bons resultados e nota-se que estão estudando o que está acontecendo no mundo nesta modalidade esportiva.

Os brasileiros estão precisando de algumas alegrias e o futebol sempre é uma esperança, com os resultados já obtidos no passado. Mas as lições da última Copa do Mundo não foram aproveitadas, sem mudanças substanciais para acompanhar a evolução que está ocorrendo em todas as modalidades esportivas.

Como a competição no futebol começou antes da abertura oficial da Olimpíada, ainda existem muitas expectativas que boas surpresas possam ser proporcionadas por muitas modalidades, inclusive pelo futebol. Mas, para não haver maiores frustrações, é conveniente que, com muita humildade, as expectativas sejam colocadas num patamar realista.

O Brasil enfrenta muitas dificuldades e os esportes fazem parte dos acontecimentos no país, sem isto significar que os brasileiros tenham de reduzir o seu otimismo, que é uma das qualidades deste povo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: