Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Notícia Que Vale Uma Olimpíada

10 de agosto de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Uma notícia informando que no dia seguinte da conquista da medalha de ouro de Rafaela Silva havia uma fila de crianças na academia da Cidade de Deus para se inscrever nos treinos de judô já vale a Olimpíada.

clip_image002clip_image004

Fotos constantes do artigo publicado na Folha de S.Paulo

Todos sabem que as periferias das grandes cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro, sofrem problemas com drogas e violência que nos parecem quase insolúveis. Mas quando se observa fila de crianças para se inscreverem numa academia de judô, no dia seguinte à conquista da medalha de ouro de Rafaela Silva, como está no artigo de Luiza Franco, publicado no jornal Folha de S.Paulo, nós nos sentimos renovados em nossas esperanças. Vale uma Olimpíada, com todos os seus custos e problemas.

A ONG Instituto Reação, onde Rafaela Silva treina, tem cinco polos na cidade do Rio de Janeiro, já com 1.250 alunos, sendo 222 deles de alto rendimento. Acordam de madrugada, frequentam as escolas e vão treinar na academia até a noite. Ficam isolados das drogas e da violência recebendo lições de moral que caracterizam o judô, que não é somente ganhar as disputas.

O técnico e ex-judoca Geraldo Bernardes, 72 anos, foi o fundador da embrionária Reação em 2000. Uniu suas forças com o medalhista Flávio Canto, que criou o Instituto Reação na favela da Rocinha. Muitos ex-atletas se dedicam a estes tipos de atividades. O esporte é inspirador deste espírito de preocupação com os menos favorecidos nas periferias das grandes metrópoles dominadas pela violência, principalmente com suas crianças.

Ana Karolina Belém, 14 anos, negra como Rafaela Silva, bicampeã das Américas, treina para estrear entre os adultos na Olimpíada de Tóquio em 2020. Ela acorda às 5h40, vai à escola particular que lhe dá uma bolsa por causa do judô, treina na academia até às 21h e fica longe da violência e das drogas.

O Brasil tem futuro. Os exemplos dos campeões inspiram as crianças. Vamos vencer as nossas dificuldades, não com palavras, mas com atos concretos e muito trabalho.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: