Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Possibilidade da Sucessão Imperial no Japão

9 de agosto de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

clip_image002Como o controle da Administração da Casa Imperial exagera no protocolo no Japão, existe uma aspiração de atualização no comportamento do futuro Imperador Naruhito. Ele fez cursos de pós-graduação em Oxford, no Reino Unido, e sua esposa, a Princesa Masako, é formada em Harvard, nos Estados Unidos. Iniciam-se as especulações do que pode acontecer no futuro naquele país.

O Príncipe Herdeiro Naruhito e a Princesa Herdeira Masako, na foto publicada no artigo do The Japan Times

No artigo publicado no The Japan Times, com base nos despachos distribuídos pelas agências AFP-JIJI, informa-se que o Príncipe Herdeiro Naruhito não hesita em observar alguns aspectos do sistema imperial do Japão, um dos mais antigos do mundo, que poderiam ser aperfeiçoados. Sua esposa chegou a ficar adoentada com as pressões que sofreu no Palácio até porque chegou a ser diplomata do Gaimusho, o Ministério de Negócios Estrangeiros do Japão, onde era uma simples civil. Foi induzida ao casamento com o Príncipe Herdeiro, que teve de aceitar apesar de suas resistências por muitos anos.

Como o seu pai, Naruhito entende que o Japão não deve subestimar o militarismo do Japão no século XX e algumas ações durante a Segunda Guerra Mundial. São temas delicados que no passado não eram da alçada da Família Imperial, mas tem sido tratado com cuidado pelo Imperador atual.

Ele se especializou nos estudos relacionados com as águas, mas não teve oportunidade para trabalhar neste assunto que interessa a todo o mundo, pois teve que ficar contemporizando as pressões dos burocratas com o comportamento de sua esposa, tendo expressado que isto a deixava estressada, necessitando de maior liberdade.

Como tudo isto evoluirá dependerá ainda de quando ele assumir a posição de Imperador do Japão. Outros jornais japoneses, como o Asahi Shimbun, também comentam problemas que podem ter ocorrido dentro do Palácio e como a atual Imperatriz Michiko também é plebeia e enfrentou problemas semelhantes, esperava-se que pudesse ajudar na distensão de membros de sua família, mas existem informações não confirmadas que ela acabou se tornando conservadora.

Também existem informações não confirmadas que a sucessão está sendo antecipada para evitar o excesso de pressão sobre o possível futuro Imperador quando assumir o cargo, que deveria ser exclusivamente honorífico. Mas existiria a pretensão do herdeiro para contar com possibilidade de influir em assuntos como o da sustentabilidade, notadamente relacionado com a administração das águas, sua especialidade.

De qualquer forma, o regime parlamentar adotado no Japão permite que o governo absorva as tensões políticas decorrentes da administração do cotidiano, ficando a Casa Imperial com a representação do país e não do governo. Existem poucos no Japão que desejam a mudança deste sistema.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: