Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Preocupações de Algumas Autoridades Com o Pokémon Go

8 de agosto de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , | 4 Comentários »

clip_image002Sempre existem modas para algumas diversões sofisticadas que podem sofrer distorções quando aplicadas em atividades criminosas, com algumas apresentando riscos até para a segurança nacional. Se já ocorrem muitos vazamentos, estes riscos ficaram multiplicados recentemente.

Foto de soldado norte-americano utilizando um jogo eletrônico publicada no Nikkei Asian Review

Diversas notícias estão sendo divulgadas pelo mundo informando que algumas autoridades estão preocupadas com a possibilidade do Pokémon Go facilitar o acesso de informações relacionadas com a segurança nacional. Um artigo publicado por Tetsuro Kosaka no site do Nikkei Asian Review informa sobre a viabilidade deste sofisticado jogo eletrônico poder ser utilizado como uma ferramenta de coleta de informações, provocando graves vazamentos de dados sigilosos das autoridades de defesa.

O controle de todos os portadores de smartphones que possibilitam acesso a lugares onde se disponham de informações sigilosas é extremamente difícil de ser realizado. Algumas entidades já exigem que estes aparelhos sejam depositados em cofres quando se visitam algumas instalações, mas muitos funcionários podem necessitar destes aparelhos e as suas informações podem ser invadidas.

Informa-se que as autoridades de muitos países já estão se coordenando para evitar estes riscos, estabelecendo um regulamento Pokémon, mas todos entendem ser praticamente impossível evitar todos os riscos, que se multiplicaram.

Se já existem disputas sobre os direitos dos cidadãos que acabam sendo invadidos em suas privacidades, havendo também muitas espionagens privadas e públicas, com o aumento constante de novos jogos sofisticados acaba se atingindo uma situação onde o sigilo é praticamente impossível, para aqueles especializados nestas espionagens.

Lamentavelmente, novos instrumentos tecnologicamente desenvolvidos vão multiplicando todos estes riscos, com muitos se interessando em superar os obstáculos existentes. A popularização destes meios deve ser um aumento de dor de cabeça para as autoridades.


4 Comentários para “Preocupações de Algumas Autoridades Com o Pokémon Go”

  1. Érika Sanches de Melo
    1  escreveu às 18:14 em 8 de agosto de 2016:

    Acho que deveríamos valorizar mais os nossos desenhos como a “Turma da Mônica”. Chega de desenhos japoneses no Brasil. Pokemon é muito chato

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 08:13 em 9 de agosto de 2016:

    Cara Érika Sanches de Melo,

    Parece que o Pokémon Go está sendo muito vendido em todo o mundo. Para apoiar desenhos brasileiros não é necessário ser contra os dos estrangeiros.

    Paulo Yokota

  3. Olavo Alves
    3  escreveu às 14:49 em 9 de agosto de 2016:

    O Sr. Paulo Yokota tem sempre uma palavra de sabedoria.

    Olavo Alves

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 16:59 em 10 de agosto de 2016:

    Caro Olavo Alves,

    Obrigado pelo comentário que não mereço.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: