Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Floresta de 270 Milhões Anos no Piauí

12 de setembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002As descobertas foram relatadas no artigo de Aliny Gama e publicada no site da UOL, mas cientificamente consta da revista Pesquisas em Geociência. Reforçam a ideia que o Nordeste brasileiro era coberto por uma densa floresta de árvores de grande porte nas eras geológicas.

Foto publicada no site da UOL, junto com o artigo sobre o assunto

O artigo menciona que pesquisadores da UFP – Universidade Federal do Piauí e da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul descobriram uma floresta fóssil com cerca de 70 troncos de árvores fossilizadas há 270 milhões de anos, parentes dos atuais pinheiros e araucárias, no município de Altos, próximo a Teresina. Seria a segunda descoberta naquele Estado e estariam numa área de difícil acesso. Atualmente, está recoberto por densa mata de cocais, que teriam dificultado a sua descoberta.

Segundo o artigo,clip_image005 a floresta fóssil de Altos, denominada "Sítio Paleobotânico São Benedito", apresenta significativa quantidade de troncos de grande porte da Formação Pedra de Fogo, do período Permiano. São plantas fossilizadas com caules de até 1,80 m de diâmetro.

clip_image007

Outras fotos destes troncos, constantes no mesmo artigo

Os clip_image005[1]pesquisadores acreditam na existência outros materiais que não foram descobertos no local, pois grande parte das plantas fossilizadas está exposta de forma parcial no solo.

clip_image009

Estima-se que a quantidade de troncos fósseis possa ser ainda maior. Esses são encontrados em sua maioria na posição horizontal, rolados no solo, visivelmente sem ramos ou outros órgãos vegetais conectados, afirma a pesquisa publicada. O estudo ressalta ainda que algumas árvores estão em posição que indica que estavam de pé e vivas quando foram fossilizadas por material contendo sílica.

clip_image011

A foto atual do local onde estão os troncos fossilizados no Sitio Peleobotânico São Benedito, constante da matéria publicada no UOL

Existem outras duas grandes ocorrências de madeiras fósseis descritas para o Permiano na bacia do Parnaíba: o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins, situado em Filadélfia (TO), e a Floresta Fóssil do Rio Poti, nas margens e junto ao leito do rio Poti, na área urbana de Teresina (PI), segundo o artigo. A floresta fóssil de Altos é da Era Paleozoica, mesma idade da floresta fóssil de Teresina.

Pesquisadores informaram que a concentração de troncos fossilizados no Sítio Paleobotânico São Benedito supera a da floresta fóssil de Teresina e demonstra o grande potencial que existe para o desenvolvimento de estudos adicionais paleobotânicos na bacia.

Trata-se de um sítio paleontológico, uma floresta fóssil que enriquece bastante o patrimônio do Piauí e do Brasil neste tipo de descoberta. Este sítio constitui uma fonte de estudos através dos quais aprenderemos mais sobre o passado remoto do País, destaca Juan Carlos Cisneros, mencionado no artigo como o fornecedor destas informações.

Esta região do Brasil conta também com muitas cavernas bem mais recentes com pinturas rupestres, mostrando que foram áreas ocupadas pelos humanos primitivos. O que intriga muitos estudiosos é porque não se desenvolveu na região uma civilização importante, como ocorreu nos Andes e até no México. Uma das hipóteses sempre consideradas é que a abundância de recursos naturais proporcionava alimentações para os humanos sem a necessidade de esforços para superar as dificuldades de sobrevivência. Tanto os incas como os maias acabaram superando as limitações dos alimentos com o desenvolvimento de técnicas que acumuladas resultaram no seu desenvolvimento até a chegada dos espanhóis.

No Leste do Continente Sul-Americano, os conhecimentos dos indígenas eram mais modestos e eles viviam sem maiores limitações com a caça e a pesca. Mas são suposições que precisam ainda ser confirmadas por pesquisas mais profundas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: