Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Idosos Mais Saudáveis e Ativos no Japão

26 de setembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

A expectativa de vida está aumentando em todo o mundo e o Japão tem apresentado maior percentual de idosos na população. Medidas estão sendo tomadas para mantê-los saudáveis e ativos.

clip_image002

Gráfico ilustrativo publicado no artigo do Yomiuri Shimbun

Um artigo publicado no Yomiuri Shimbun mostra que os próprios idosos japoneses consideram que o critério utilizado pela ONU de considerarem as pessoas de mais de 65 anos como idosos estaria desatualizada, de acordo com uma pesquisa efetuada pelo Internal Affairs and Communication Ministry. Eles se consideram com energia, sentindo-se jovens e atuam crescentemente de forma a atenderem suas preferências pessoais.

Eles, com mais de 65 anos, estão usando seus recursos para atender os hobbies de sua preferência, aumentando as suas viagens, muito mais que os jovens entre 25 a 44 anos. Os idosos que utilizam a internet aumentaram para 53,5% em 2015, quando há cinco anos era somente de 39,2%, e a introdução do smartphones ajudou muito neste processo.

Os idosos que compram utilizando a internet aumentaram para 13,6% quando era de 3,8% em 2005, como está no gráfico acima. Eles se sentem cinco a 10 anos mais jovens, acreditando que deve ser considerado idoso quem possui de 70 ou 75 anos, acompanhando a elevação da expectativa de vida. Já citamos neste site que temos amigos japoneses com idades em torno de 90 anos, que praticam esportes como natação para competições até internacionais e estão se preparando para viver até mais de 100 anos.

Informações neste sentido também estão sendo fornecidas por especialistas, como o professor de geriatria Mashiro Akishita, da Graduate School of Medicine, da Universidade de Tokyo, comparando com o que acontecia a 10 ou 20 anos atrás.

Na pesquisa efetuada com os próprios idosos, 41,1% responderam que devem ser considerados idosos os que possuem 70 ou mais anos, sendo que 16% acham que deve ser 75 ou mais anos. Mas os especialistas entendem que as medidas de assistência social de segurança e as aposentadorias precisam ser preservadas.

Evidentemente, o Japão encontra-se na vanguarda da elevação da expectativa de vida, mas a mesma tendência está se observando em todo o mundo, inclusive nos países emergentes como o Brasil e a China, e há que se preparar que condições semelhantes possam ser oferecidas para estes idosos em todo o mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: