Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Casamento no Japão

2 de setembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: , , ,

clip_image002Apesar do problema da redução dos casamentos estarem ocorrendo em todo o mundo, o Japão lidera a situação na Ásia, chamando a atenção da revista The Economist, que publica um artigo sobre o assunto.

Uma foto de um casamento no Japão, evento cada vez mais raro, publicado na revista The Economist

Ainda que 86% dos homens japoneses e 89% das mulheres pretendam se casar, o fato concreto é que o Japão acompanha uma tendência mundial com a redução dos casamentos, com muitos casais vivendo juntos ao mesmo tempo em que as uniões estão ocorrendo mais tardiamente, aos 31,1 anos em média para os homens e 29,4 anos para as mulheres, e que vem aumentando nas últimas décadas.

No passado, as mulheres que não se casavam até em torno dos 25 anos eram consideradas “encalhadas”, mas hoje elas preferem trabalhar por alguns anos depois de formadas em nível superior. Os homens estão trabalhando cada vez mais em empregos que não são para a sua vida toda, desejam conquistar uma independência econômica antes de assumirem compromissos, notadamente com o nascimento de seus poucos filhos. Temem não terem condições sustentar a sua família na eventual perda de seu emprego.

clip_image004

Gráfico publicado no artigo do The Economist

Verifica-se que a economia influi muito nestes comportamentos. Também os homens no Japão ajudam pouco nos afazeres domésticos e no cuidado com as crianças quando comparados com os hábitos ocidentais. No Japão, os homens só dedicam uma hora e sete minutos, em média para tais afazeres, em comparação com três horas nos Estados Unidos e duas horas e meia na França.

Como em muitos países ocidentais, também no Japão filhos e filhas adultas retornam para a casa dos pais para lá viverem quando enfrentam algumas dificuldades econômicas. Muitos, por conforto, se acomodam a esta situação, principalmente quando os país já idosos contam com a propriedade de uma casa e patrimônio suficiente para a continuidade de suas vidas.

Estes problemas no Japão são mais dramáticos do que em outros países, diante da diminuição da população que lá está ocorrendo e as dificuldades de aceitarem imigrantes de outros países.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: