Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Os Graves Problemas do Mercado de Toyosu

14 de setembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002Todos sabiam que o novo mercado de peixes de Toyosu, que deve substituir Tsukiji, em Tóquio, era complicado, mas os seus problemas técnicos não foram examinados em profundidade, havendo dificuldades para a sua correção agora.

Foto aérea do mercado de peixe de Toyosu, constante do artigo publicado no The Mainichi

Com a necessidade de transferir o mercado de peixe de Tsukiji em Tóquio para Toyosu, uma área que era um antigo depósito de carvão mineral na baia, a uma pequena distância do atual começou a receber as obras indispensáveis. Mas nem todos os problemas do meio ambiente foram examinados com o cuidado desejável, supondo-se que uma cama de brita num espaço oco fosse suficiente para receber a ala que comportaria as frutas e legumes. A nova governadora de Tóquio, Yuriko Koike exigiu que as avaliações corretas fossem aprofundadas, pois se tratando de alimentos, todos os cuidados seriam poucos.

Agora, constatou-se que o que foi feito não é suficiente para evitar a vaporização do benzeno nas estruturas acima, ainda que as águas possam ser evitadas. Muitos detalhes técnicos estão sendo questionados, o que deve atrasar o projeto, havendo necessidade de proteções adicionais que não foram consideradas. A engenharia japonesa que já foi considerada eficiente está sendo questionada.

Esta mudança do mercado de peixe faz parte do conjunto de obras relacionado com as Olimpíadas de Tokyo 2020, além do deslocamento que era considerado necessário, dada a proximidade de Tsukiji com Ginza e o centro de Tóquio. Nem todas as atividades relacionadas à culinária da capital japonesa sofrerão mudanças, havendo indicações que muitos restaurantes continuarão na atual localização. Mas, como tudo está relacionado com a alimentação, as autoridades japonesas estão exigindo muito rigor dos especialistas, o que vem sendo acompanhado pela imprensa japonesa.


2 Comentários para “Os Graves Problemas do Mercado de Toyosu”

  1. carlos abreu
    1  escreveu às 12:47 em 14 de setembro de 2016:

    Não li ainda sobre o verdadeiro motivo para a transferência, mas sediar as Olimpíadas serve (de maneira geral) como uma justificativa para implementar planos urbanísticos que nunca saem do papel. A especulação imobiliária de Tokyo é um caso a parte. Estou curioso… será que vão construir uma vila olímpica no terreno onde ficava o antigo mercado?

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 16:41 em 14 de setembro de 2016:

    Carlos Abreu,

    Obrigado pelas suas observações. Tóquio é uma metrópole congestionada e o Japão luta com problemas de espaço. Houve avanços sobre o mar, criando bairros novos onde antes havia algumas ilhas. Tsukiji fica quase no centro e o mercado de peixe está sendo deslocado. Eles vão aproveitar todos os espaços existentes, inclusive onde foi realizada a última Olimpíada e não haverá uma Vila Olímpica do tipo do Rio de Janeiro. Muitas acomodações existentes serão aproveitadas.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: